ASSESSORIAS DE IMPRENSA: NOVO MERCADO DE TRABALHO

Autores

  • Mário L. ERBOLATO

Resumo

"Assim como o algodão pode ser empregado para a confecção de roupas de bebês ou na composição de explosivos, a matéria-prima oferecida pela notícia pode ser usada tanto para a especulação sociológica, como para a propaganda e a ficção, além de nota informativa propriamente dita". A observação é de Mitchell V. Charnley 1 que resume, assim, os vários usos e formas de divulgação dos conteúdos dos meios de comunicação social.

Referências

(1) CHARNLEY, Mitchell V - Periodismo Informativo. Ediciones Troquei. Buenos Aires. 1971. Pág. 45.

(2) Para o leigo a expressão assessoria de imprensa representa, em geral, somente a redação e distribuição de "press releases".

(3) Manual da Assessoria de Imprensa. Editado pela Federação Nacional dos Jornalistas. Rio de Janeiro. 1986. Pág. 12.

(4) LODI, João Bosco. Viver e Trabalhar - Uma proposta de reciclagem pessoal. Livraria Pioneiro Editora. S. Paulo. 1985. Pág. 47.

(5) Plano de Comunicação Social. Rhodia S. A. Gerência de Comunicação Social. S. Pau lo. 1985. Pág. 13 e 14.

(6) Assessor encontra 69 incorreções no discurso de Sarney. ln O Estado de S. Paulo. 20 de abril de 1988. Pág. 21.

(7) Cautela no Planalto. 1 n Painel. Folha de S. Paulo. 16 de maio de 1988. Pág. A-4.

(8) Myrian Guaraciaba. O escriba Farhat volta à Corte. ln O Estado de S. Paulo. 27 de julho de 1988. Pág. 5.

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Publicado

1988-12-31

Edição

Seção

ARTIGOS