EM BUSCA DO PARAÍSO PERDIDO: O PROCESSO DE COMUNICAÇÃO APLICADO AO UNIVERSO DO TURISMO
Palavras-chave:
Turismo, Sedução, ConsumoResumo
A intensificação das viagens turísticas, ocorridas após a Segunda Guerra Mundial (1939-1945), proporcionou à Classe Média acesso aos bens de consumo duráveis, o que contribui para a mudança no perfil dos turistas, além de outros fatores. O turista, influenciado pelo processo de massificação das mensagens e dos símbolos turísticos, vinculados pelos meios de comunicação de massa, torna-se um importante sujeito na recepção de conteúdos que se utilizam de referências' provenientes do universo sagrado, que o seduz e o influencia em seu processo de compra na aquisição de pacotes turísticos (destinos). Dessa forma, o fascínio pelo desconhecido, a busca constante pelo paraíso perdido e a realização de sonhos impossíveis permeiam a alma inquieta do homem 'contemporâneo, marcada pelo consumo de bens duráveis. Nesse sentido, o processo de comunicação, altamente persuasivo, encontra na Publicidade e na Propaganda um universo fértil para visibilizar a materialização desse sonho: as viagens turísticas. Mais: o consumo efetivo desse desejo e sonho dá-se no cotidiano marcado pela fragmentação e valorização do tempo livre do consumidor, ou seja, do turista.
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