EM BUSCA DO PARAÍSO PERDIDO: O PROCESSO DE COMUNICAÇÃO APLICADO AO UNIVERSO DO TURISMO

Autores

  • Raul Daniel Bernal Gonzales Pontifícia Universidade Católica de Campinas
  • Sandra C. Rigatto Pontifícia Universidade Católica de Campinas

Palavras-chave:

Turismo, Sedução, Consumo

Resumo

A intensificação das viagens turísticas, ocorridas após a Segunda Guerra Mundial (1939-1945), proporcionou à Classe Média acesso aos bens de consumo duráveis, o que contribui para a mudança no perfil dos turistas, além de outros fatores. O turista, influenciado pelo processo de massificação das mensagens e dos símbolos turísticos, vinculados pelos meios de comunicação de massa, torna-se um importante sujeito na recepção de conteúdos que se utilizam de referências' provenientes do universo sagrado, que o seduz e o influencia em seu processo de compra na aquisição de pacotes turísticos (destinos). Dessa forma, o fascínio pelo desconhecido, a busca constante pelo paraíso perdido e a realização de sonhos impossíveis permeiam a alma inquieta do homem 'contemporâneo, marcada pelo consumo de bens duráveis. Nesse sentido, o processo de comunicação, altamente persuasivo, encontra na Publicidade e na Propaganda um universo fértil para visibilizar a materialização desse sonho: as viagens turísticas. Mais: o consumo efetivo desse desejo e sonho dá-se no cotidiano marcado pela fragmentação e valorização do tempo livre do consumidor, ou seja, do turista. 

Referências

AOUN, Sabá A Procura do Paraíso no Universo do Turismo. Campinas, SP: Papirus, 2001.

AUGÉ, Marc. A Guerra dos Sonhos: Exercício de Etnoficção, trad. Maria Lucia Pereira, Campinas: Papirus, 1998.

-______. Marc. Não lugares -Introdução a uma Antropologia da Supermodernidade, trad. Maria Lucia Pereira, Campinas: Papirus, 1994.

BARBOSA, Y carim Melgaço. O Despertar do Turismo, São Paulo: Aleph, 2001.

BAUDRILLARD, Jean. A Sociedade de Consumo, Lisboa: Edições 70, 1995.

BENI, Mário. Globalização do Turismo -Megatendências do setor e a realidade brasileira. São Paulo: Aleph, 2003.

BERLO, David K. O Processo da Comunicação. São Paulo: Martins Fontes, 1979.

BORDENAVE,J.E.D. Além dos Meios e Mensagens-Introdução à Comunicação como Processo, como Tecnologia, Sistema e Ciência. Rio de Janeiro: Vozes, 2001.

CAMPBELL, Collin. A Ética Romântica do Espírito do Consumo Moderno. Rio de Janeiro: Rocco, 2001.

COELHO NETO, J. Semiótica, Informação e Comunicação, 5ª.ed. São Paulo: Perspectiva, 2001.

CORREA, Roberto. Planejamento de Propaganda, 8ª. ed. e amp. São Paulo: Global: 2002.

COHN, Gabriel (org). Comunicação e Indústria Cultural. São Paulo: Cia Vac., 1978.

DENCKER, Ada de Freitas Maneti. Métodos e Técnicas de Pesquisa em Turismo, São Paulo: Futura, 1998.

De MASI, Domenico. A Sociedade Pós Industrial. São Paulo: SENAC, 1999.

GALINDO, Daniel Comunicação Interativa. São Paulo: Futura, 2002.

IGNARRA, Luiz Renato Fundamentos do Turismo. 3ª.e, Rio de Janeiro: Thomson Pioneira, 2002.

NASBITT, Jonh, Paradoxo Global, 1ª ed. Rio de Janeiro: Campus, 1999.

REJOWSKI, Miriam Turismo no percurso do tempo, São Paulo: Aleph, 2002.

NIELSEN, Christian. Turismo e Mídia -O papel da Comunicação na atividade turística. São Paulo: Contexto, 2001.

RUDIO, Franz Victor, Introdução ao Projeto de Pesquisa Científica, São Paulo:

Vozes, 2001.

TRIGO, Luiz Gonzaga Godoi. Viagem na Memória -Guia Histórico das Viagens e do Turismo no Brasil. São Paulo: Senac, 2000.

_____. Luiz Gonzaga Godoi, Sociedade Pós Industrial e o Profissional de Turismo, Campinas: Papirus, 1998.

TRINCA, Aluízio e POLISTCHUK, Ilana. Teorias da Comunicação; O pensamento e a prática da Comunicação Social. Rio de Janeiro: Campus, 2003.

WAINBER, Jacques. Turismo e Comunicação -a Indústria da diferença. São Paulo: Contexto, 2001.

Downloads

Publicado

2005-12-31

Edição

Seção

ARTIGOS