A MISSAO ARTISTICA FRANCESA DE 1816 E O NEOCLASSICISMO NO BRASIL
Resumo
eixando Lisboa, de onde trazia a lembrança ainda bem viva do luxo e dos faustos acontecimentos, a comitiva real que acompanhava D. João VI veio a sentir-se completamente abandonada na colônia.
Referências
( 1) Prado. J. F. de Almeida. Jean Baptiste Debret. São Paulo, Comp. Edit. Nac. e Edit. Univ. São Paulo, Brasiliana, 1973.
(2) Pontual, Roberto. Dicionário das Artes Plásticas no Brasil. Rio de Janeiro. Edit. Civilização Brasileira, 1969.
(3) Maya, R. O. de Castro. A floresta da Tijuca. Rio de Janeiro. Edit. Bloch, 1967.
(4) Hauser. Arnold. The Social History of Art. London. Routledge and Kegan Paul. Vai. 29. 1951. ,
(5) As primeiras academias oficiais foram a Academia dei Disegno "de Vasari e a Academia di San Lucca, de Muciano, fundadas em Roma, respectivamente, em 1563 e 1593. Até fins do séc. XVIII e in1cios do XIX, a Academia não dispensava a aprendizagem em oficinas particulares, como as' que mantinham os Carracci, em Bolonha.
(6) Bardi, P. Maria. História da Arte Brasileira. São Paulo, Melhoramentos.
(71 Cavalcanti, Carlos. O predominio do Academismo Neoclássico in Dicionário das Artes Plásticas, op. cit.
(81 Machado, L. Gomes. Revista Acadêmica. Rio de Janeiro, 1946.
(91 Stites, R. S. Las Artes y el Hombre. Barcelona, Edit. Revert. S.A. 1951.