INTERESSE E LEGITIMIDADE NA COMUNICAÇÃO ESTRATÉGICA
Palavras-chave:
Assessoria de Imprensa, Comunicação Organizacional, Ética da InformaçãoResumo
O art(go pretende estabelecer uma referência sobre o conceito de interesse aplicado à comunicação organizacional, à assessoria de imprensa e à comunicação estratégica. Com base em questionamentos comuns apresentados por estudantes de Jornalismo, jornalistas e por leigos sobre "qual interesse o assessor de comunicação defende?", procuro buscar uma resposta. Invariavelmente, a afirmação de que o jornalista e o assessor de comunicação defendem interesses diferentes carrega um sentido pejorativo e crítico em relação ao profissional que atua em assessoria ou consultoria de comunicação. A questão de fundo é definir se 'o interesse apresenta valores que o legitimam ou não. O termo interesse designa a importância que algo tem, objetivamente, para alguém num universo da comunicação social. Assim, ao desenvolver uma estratégia de comunicação numa organização, o profissional, seja ele jornalista ou não, procura realizar um interesse legítimo, desde que dimensionado pelo compromisso social válido ética e politicamente.
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