INTERESSE E LEGITIMIDADE NA COMUNICAÇÃO ESTRATÉGICA

Autores

  • Marcel José CHEIDA Pontifícia Universidade Católica de Campinas

Palavras-chave:

Assessoria de Imprensa, Comunicação Organizacional, Ética da Informação

Resumo

O art(go pretende estabelecer uma referência sobre o conceito de interesse aplicado à comunicação organizacional, à assessoria de imprensa e à comunicação estratégica. Com base em questionamentos comuns apresentados por estudantes de Jornalismo, jornalistas e por leigos sobre "qual interesse o assessor de comunicação defende?", procuro buscar uma resposta. Invariavelmente, a afirmação de que o jornalista e o assessor de comunicação defendem interesses diferentes carrega um sentido pejorativo e crítico em relação ao profissional que atua em assessoria ou consultoria de comunicação. A questão de fundo é definir se 'o interesse apresenta valores que o legitimam ou não. O termo interesse designa a importância que algo tem, objetivamente, para alguém num universo da comunicação social. Assim, ao desenvolver uma estratégia de comunicação numa organização, o profissional, seja ele jornalista ou não, procura realizar um interesse legítimo, desde que dimensionado pelo compromisso social válido ética e politicamente.

Referências

ABBAGNANO, Nicola. Dicionário de Filosofia. São Paulo: Mestre Jou, 1986.

ASHLEY, Patrícia A. (coord.) Ética e responsabilidade social nos negócios. São Paulo: Saraiva, 2002.

BASTOS, Celso R. & MARTINS, lves G. Comentários à Constituição do Brasil. São Paulo: Saraiva, 1988/1989, vols. 1º e 2º.

CASTELLS, Manuel. O poder da identidade. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

CHAPARRO, Manuel C. Jornalismo na fonte, in Jornalismo brasileiro: no caminho das transformações -Seminário de Comunicação Banco do Brasil. Brasília: Banco do Brasil, 1996.

CHEIDA, Marcel J. Concepções sobre o fundamento ético da verdade factual no jornalismo e na assessoria de imprensa. Comunicarte, Campinas, IACT/PUC-Campinas, v. 10, nº 18.

CUNHA, Antônio G. Dicionário Etimológica Nova Fronteira da Língua Portuguesa, 2ª edição Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1982.

DE FLEUR, Melvin L. & BALL-ROKEACH, Sandra. Teorias da comunicação de massa. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1993.

DRUCKER, Peter. As novas realidades no governo e na política, na economia e nas empresas, na sociedade e na visão do mundo. São Paulo: Pioneira, 1989.

REGO, Francisco G. T. Tratado de Comunicação Organizacional e Política. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2002.

MATTELART, Armand & Michele. Hístória das teorias da comunicação. São Paulo: Loyola, 2001.

NÁUFEL, José. Novo dicionário jurídico brasileiro, 8ª edição. São Paulo: Ícone, 1988,.

VIANA, Francisco. De cara com a mídia -Comunicação corporativa, relacionamento e cidadania. São Paulo: Negócio Editora, 2001.

Downloads

Publicado

2003-12-31

Edição

Seção

ARTIGOS