DIRETRIZES CURRICULARES EM JORNALISMO

DA CAMISA DE FORÇA À ABERTURA CRIATIVA

Autores

  • Celso Luiz FALASCHI Pontifícia Universidade Católica de Campinas

Palavras-chave:

Jornalismo, Currículos, Criatividade

Resumo

A avaliação dos currículos oficiais do curso de Jornalismo no Brasil, desde sua primeira versão, no final dos anos 40, até o modelo definido pela Resolução 02/84 do Conselho Federal de Educação, constituiu o objeto deste artigo de revisão. Em sua primeira versão, o estudo resultou em uma proposta de estrutura curricular, base para o projeto discu-tido e aprovado pelo Curso de Jornalismo da PUC-Cam­pinas em 2000, sob a égide das Novas Diretrizes Curriculares para o Ensino de Jornalismo. O novo modelo, em implantação desde 2001, abandona a "camisa de força" da Resolução 2/84 e apresenta, entre outras novidades, as disciplinas "Criatividade em Jornalismo", "Jornalismo Literário" e "Pesquisa em Jornalismo", além de modulação mais flexível nas disciplinas práticas.

Referências

ENECOS. Análise descritiva das escolas de Comunicação Social no Brasil. São Paulo: EPUERJ, 1995.

FALASCHI, Celso Luiz. O Jornalismo Brasileiro em crise: A dicotomia entre a Formação e o Mercado de Trabalho. Campinas: Faculdade de Educa­ção-PUC-Campinas, 1996 (dissertação de mestrado).

FARO, J. S. A universidade fora de si: a Intercom e a organização dos estudos de Comunicação no Brasil. São Paulo: Intercom, 1992.

JOBIM, Danton. Espírito do Jornalismo. São Paulo: Edusp/Com-Arte, 1992.

MELO, José Marques de (org.). Fontes para o estudo da Comunicação. São Paulo: Intercom, 1995.

MELO, José Marques, FADUL, Anamaria e UNS DA SILVA, Carlos Eduardo. Ideologia e poder no ensino de Comunicação. São Paulo: Cortez & Moraes/lntercom, 1979.

NUZZI, Erasmo de Freitas. 40 anos de ensino de Jornalismo no Brasil: relato histórico. ln O ensino de Comunicação: análise, tendências e perspectivas. São Paulo: Abecom:Eca-U sp, 1992.

SILVA, Carlos Eduardo Lins da. Repensando o ensino de Comunicação. ln Ideologia e poder no ensino de Comunicação. São Paulo: Cortez & Moraes:Intercom, 1979.

WECHSLER, Solange Múglia. Criatividade: descobrindo e encorajando, 2ªed. Campinas: Psy, 1998.

Downloads

Publicado

2003-12-31

Edição

Seção

ARTIGOS