PROJETO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM COMUNICAÇÃO SOCIAL PARA O IACT: POTENCIALIDADES, EXPECTATIVAS E LINHAS DE PESQUISA
Palavras-chave:
Comunicação Social, Pós Graduação, Linhas de PesquisaResumo
Relato dos procedimentos de pesquisa e de análise de dados e parâmetros para uma proposta de programa de pós-graduação em Comunicação Social do Instituto de Artes, Comunicações e Turismo da PUC-Campinas. A partir da caracterizaçãodo perfil potencial doseucorpo docente, são apresentadas considerações sobre identidade e metas de um curso de pós, com entendimento conceituai acerca de área de concentração e linhas de pesquisa, e indicações à guisa de sugestão. A metodologia básica empregada foi a da pesquisa avaliàtiva com abordagens quantitativa e qualitativa. Os instrumentos de coleta de dados abyangeram questionários, entrevistas, análise documental, além da revisão bibliográfica necessáritz para contextualizar a criação de um curso de pós-graduação, no quadro atual da política educacional brasileira, após a Lei de Diretrizes e Bases da Educação nº 9394/96.
Referências
ARAÚJO, Braz José de (org.). A crise da USP. São Paulo: Brasiliense, 1980.
KUNSCH, Margarida (org.) O ensino de Comunicação: análises, tendências e perspectivas. ABECOM/FELAFACS/ECA USP, 1992.
BRAGA, José Luiz (org.). A encenação dos sentidos: mídia, cultura e política. Rio de Janeiro: Diadorim Editora Ltda/COMPÓS - Associação Nacional dos Programas de Pós-graduação em Comunicação, 1995.
CARDOSO, Onésimo de Oliveira. Pós-graduação em comunicação no IMS: 1(I> ano de funcionamento consolida atividades. Revista Brasileira de Comunicação, ano XI, n2 59, jul/dez 1988, INTERCOM, São Paulo.
D' AMARAL, Márcio Tavares. Pós-graduação em comunicação na UFRJ: o fenômeno educacional no âmbito das ciéncias humanas. Revista Brasileira de Comunicação, ano XI, n2 59,jul/dez 1988, INTERCOM, São Paulo.
DIAS, Fernando Correia. Construção do sistema universitário no Brasil: memória histórica do Conselho de Reitores das Universidades Brasileiras, CRUB, Brasília, 1989.
DOCUMENTO "POLÍTICA DE ATUAÇÃO EM PÓS-GRADUAÇÃO", circulação interna, PUC-Campinas, 1998.
GAMBOA, Silvio Sánchez. Linhas de pesquisa, organização curricular e estratégias de integração entre pós-graduação e graduação em Educação (circulação interna), Faculdade de Educação/PUC-Campinas, 1996.
KUNSCH, Margarida M. Krohling (org.). O ensino de comunicação: análises, tendências e perspectivas. São Paulo: ABECOM - Associação Brasileira de Escolas de Comunicação Social ECA/USP, 1992.
LOPES, Maria Immacolata V. A pesquisa nas escolas de comunicação. Relato de conferência apresentado no III SIPEC - Simpósio de Pesquisa em Comunicação da Região Sul, Porto Alegre, maio 1995.
MARTINS, R. C. de R. Após-graduação no Brasil: uma análise do período de 1970 - 1990. Revista Educação Brasileira de Conselho de Reitores das Universidades Brasileiras. 13 (27), jul/dez, 1991, p.11).
MELO, José Marques de. O Brasil no cenário da pesquisa em comunicação. Relato da conferência realizada no I Congresso Latino-americano de Pesquisadores da Comunicação, São Paulo, agosto de 1992.
__________. Tendências internacionais da pesquisa em comunicação. Relato da conferência realizada no I Congresso Latino-americano de Pesquisadores da Comunicação, São Paulo, agosto de 1992.
__________. Pedagogia da comunicação na América Latina: reflexões sobre o gap indústria-universidade. Revista Comunicação e Sociedade, n2 21, s/d.
MENDES, Candido e CASTRO, Cláudio de Moura (orgs.). Qualidade, expansão e financiamento do ensino superior privado. EDUCAM/ABM - Associação Brasileira das Mantenedoras, 1984.
MIER VEGA, Luiz Javier. Pós-graduação em Comunicação no México: a experiência da Universidade lberoamericana. ln: Revista Brasileira de Comunicação, ano X, nº 57, Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação - INTERCOM, São Paulo, jul/dez 1987.
MIRANDA, Glaura Vasques de. A indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão. ln: Anais do 5° Congresso Brasileiro de Comunicação. Brasília, agosto 1988.
PINTO, Virgílio Noya. Pós-graduação e comunicação na USP: preservando a diversidade e interdisciplinaridade. Revista Brasileira de Comunicação, ano XI, nº 59, jul/dez 1988, INTERCOM, São Paulo.
PORTO, Sérgio Dayrell. Pós-graduação em comunicação na UnB: da crítica das ideologias à busca de uma sociedade mais justa. Revista Brasileira de Comunicação, ano XI, nº 59,jul/dez 1988, INTERCOM, São Paulo.
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓÜCA DE SÃO PAULO. Catálogo de teses e dissertações. São Paulo: Editora da PUCSP, 1990.
RUBIM, Antonio Albino Canelas. Quatro anos de que? - uma digressão sobre a universidade e o curso de Comunicação Social. Relato de conferência apresentado no XX Congresso da INTERCOM, Unisantos, set. 1997.
SANTAELLA BRAGA, Maria Lúcia. Pós-graduação em comunicação na PUC-SP: a semiótica direciona as linhas de pesquisa Revista Brasileira de Comunicação, ano XI, nº 59, jul/dez 1988, INTERCOM, São Paulo.
SANTOS FILHO. José Camilo e DE FLORES, Elizabeth Duefias. A pós graduação em Educação. Trajetos, v. 2, nº 3, Campinas: Editora da Unicamp, abril 1995.
SCHWARTZMAN, Simon e CASTRO, Cláudio de Moura (org.). Pesquisa universitária em questão. Campinas: EDUNICAMP7 Ícone Editora, 1986.
SUCUPIRA, Newton. Antecedentes e primórdios da pós-graduação. Revista Forum. Fundação Getúlio Vargas. 4 (4) 1986, p. 3.
VÁRIOS Para onde vai a universidade brasileira? Simpósio realizado na Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, out. 1982.
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS. Caderno de teses de doutorado. Campinas: Editora da UNICAMP, 1994.
__________. Caderno de dissertações de mestrado. Campinas: Editora da UNICAMP, 1994.
__________. Regimento, normas e resoluções: pós-graduação da Faculdade de Educação. Campinas: Faculdade de Educação/Editora da Unicamp, 1993.
UNIVERSIDADE SÃO FRANCISCO. Linhas e projetos de pesquisa em andamento - l 994. Série Divulgação Acadêmica, Bragança Paulista: Departamento Gráfico da USF, 1994.