O jornalismo brasileiro em crise: a dicotomia entre a formação e o mercado de trabalho

Autores

  • Celso Luiz FALASCHI Pontifícia Universidade Católica de Campinas

Palavras-chave:

Jornalismo, História, Currículo

Resumo

Este trabalho se propõe a fazer uma revisão da história do Jornalismo brasileiro para estabelecer conexões históricas, culturais e educacionais que ajudem a desvendar a crise que se configura, hoje, na qualidade da produção jornalística impressa e eletrônica. Com base nesse pressuposto, procura desvendar até que ponto a formação acadêmica, obrigatória nessa profissão, contribui para esse quadro. Apoiado nessas vertentes, propõe uma nova estrutura curricular e pedagógica na área de formação profissional, objetivando, acima de tudo, acabar com a dicotomia existente entre a academia e o mercado de trabalho. A proposta apresentada indica, também, caminhos para eliminar a dicotomia identificada entre as disciplinas teóricas e práticas do curso, uma das responsáveis pela formação de profissionais na maioria das vezes distantes da realidade dos veículos de comunicação. Além da nova estrutura curricular e pedagógica, esta dissertação propõe uma nova forma de ingresso, a regulamentação do estágio e uma avaliação mais severa dos estudantes ao longo dos quatro anos do curso. 

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Publicado

1995-12-31

Edição

Seção

PESQUISA E DOCUMENTAÇÃO