PRESSUPOSTOS TEÓRICO-METODOLÓGICOS DA COMPREENSÃO PARA A COMUNICAÇÃO
Palavras-chave:
conhecimento, prática educativa, comunicaçãoResumo
Este artigo tem como finalidade delinear três visões contemporâneas sobre o conhecimento, com o propósito de deixar claro a adoção de um percurso teórico-metodológico rumo ao desdobramento de uma prática educativa, que tem como pressuposto a compreensão para a comunicação. Considera, ainda, que o resgate de formas constituintes elementares dos seres vivos e das condições de vida na sua totalidade comporta as intersecções entre essas idéias e, ainda, que a compreensão para a comunicação não deixa de ter também o bios (vida) como princípio ativo.
Downloads
Referências
BESSE, J. M.; BOISSIERE, A précis de philosophic. Disponível em:
[Acesso 31.jul.2004).
DEFLEUR, M. L. e BALL-ROKEACH, S. Teorias da Comunicação de Massa. Rio de Janeiro, RJ: Jorge Zahar Editor, 1993.
DOLLE, J.-M. Para Compreender JeanPiaget: uma iniciação à psicologia genética piagentina. Trad. Maria José J. G. de Almeida. 4ª ed. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1983.
EGAN, K. A Mente Educada: os males da educação e a ineficiência educacional nas escolas. Trad. Eduardo Francisco Alves. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2002.
GOHN, M. da G. M. "A Pesquisa nas Ciências Sociais: considerações , metodológicas". ln: Cadernos CEDES. São Paulo. Ed. Cortez (12):3-14, 1984.
KUHN, T. S. A Estrutura das Revoluções Cientificas. 4ª ed. São Paulo: Editora Perspectiva, 1996.
MORIN, E. O Paradigma Perdido: a natureza humana. 6ª ed. Portugal: Biblioteca Universitária, 2000.
_____ . Os Sete Saberes necessários à Educação do Futuro. Trad. SILVA, C. E. & SAWAIA, J. 5ª ed. São Paulo: Cortez Editora/ UNESCO, 2002.