A CIDADANIA NAS REDES DE COMUNICAÇÃO

Autores

  • Juliano Maurício de CARVALHO
  • Ângela M. Grossi de CARVALHO

Palavras-chave:

Inclusão digital, Cidadania, Redes de comunicação, Internet, Informação e Tecnologia

Resumo

O cenário midiático do período que sucede a popularização da Internet (década de 1990) acentua-se na direção da convergência dos conteúdos informativos e da ampliação das formas de produção e socialização da mensagem. Como conseqüência, acomodam-se mais e mais websites no espaço virtual, democratizando a informação e horizontalizando o ambiente comunicacional. Com um olhar mais atento, todavia, observa-se que a multiplicidade das mensagens interativas pode não gerar um alargamento da melhoria das condições sociais objetivas de vida do cidadão, condição, elementar para vislumbrar um novo modelo de cidadania, a digital. O ensaio problematiza as redes de comunicação, mais especificamente a Internet, enfocando as novas possibilidades oferecidas aos vários setores sociais, especialmente as ONGs, compreendendo-a como facilitadora desse novo modelo. 

Referências

CABRAL, A. "A Internet e a luta de classes". ln: Anais do V Congresso da Associacion Latino americana de Investigadores de la Comunicacion­ ALAJC. Santiago do Chile: ALAIC, 2000.

-------. "Tecendo a rede da net-cidadania - a construção do imaginário sobre o futuro a partir das campanhas de publicidade de produtos e serviços ligados à Internet". ln: XXII CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO - INTERCOM,

Manaus, setembro de 2000. Anais. Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação, São Paulo, 2000.

CARVALHO, J. M. "A política de implantação da Internet no Brasil". ln: XXII CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO - INTERCOM, Rio de Janeiro, setembro de 1999. Anais. Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação, São Paulo, 1999.

DERTOUZOS, M. O que será. Como o novo mundo da informação transformará nossas vidas. São Paulo, Companhia das Letras, 1998.

LÉVY, P. A conexão planetária - o mercado, o ciberespaço, a consciência. São Paulo: Ed. 34, 2001.

MORAES, D. O concreto e o virtual - mídia, cultura e tecnologia. Rio de Janeiro: DP&A, 2001.

SILVEIRA, S. A. Exclusão digital - a miséria na era da informação. São Paulo: Perseu Abramo, 2001.

Downloads

Publicado

2007-12-31

Edição

Seção

ARTIGOS