TURISMO, NATUREZA E POPULAÇÕES "TRADICIONAIS": NAS TRILHAS DA CHAPADA DIAMANTINA-BA
Palavras-chave:
Turismo, Natureza, Cultura, Populações LocaisResumo
O presente texto propõe uma reflexão acerca dos aspectos envolvidos na relação entre a atividade turística desenvolvida em áreas naturais e o patrimônio natural e cultural das populações moradoras desses espaços, considerando o lugar da natureza e o lugar da cultura como espaços privilegiados de reflexão e debate sobre os rumos do turismo contemporâneo, seus conflitos, avanços e paradoxos. Através do caso da Chapada Diamantina, o texto busca se perguntar até onde o interesse pelas paisagens naturais e por suas populações representa uma mudança de paradigma ou trata-se apenas de mais uma forma de mercantilização da natureza. Ainda: em que medida o turismo contribui para a preservação e reprodução desses lugares de paisagem, assim como da sua cultura local.
Referências
BARRETTO Fº, H. T. "Populações Tradicionais: Introdução à Crítica da Ecologia Política de uma Noção". ln: Workshop Sociedades Cablocas Amazônicas: Modernidade e Invisibilidade, Parati-RJ, 2001.
CARNEIRO DA CUNHA, M. e ALMEIDA, M. "Populações Tradicionais e Conservação". Seminário de Consulta, Macapá: 21 a 25 de Setembro, 1999.
_____ . (orgs.) Enciclopédia da Floresta, São Paulo: Companhia das Letras, 1 999.
DIEGUES, A. C. O Mito Moderno da Natureza Intocada. São Paulo: Hucitec, 1996 .
------. Biodiversidade e Comunidades Tradicionais no Brasil. São Paulo: Relatório Final - Nupaub (USP), Probio (MMA), CNPq, 1999.
HARDIN, G. "The Tragedy ofthe Commons". ln: Science, vol. 162, 1968.
HOGAN, D. J. "Prefácio". Viagens à Natureza: turismo, cultura e ambiente. Campinas: Papirus, 1997.
LOBÃO, R. Economia Politica do Ressentimento: Contingente ou necessária? Rio de Janeiro: Nufep - UFF, 2006.
SENNA, R. S. Jarê, uma Face do Candomblé: manifestação religiosa na Chapada Diamantina. Feira de Santana: UEFS, 1998.
SERRANO, C. M. de T. "Dos Modos de Conhecer e Conquistar o Itatiaia". ln: Temáticas, Ano 4, nº 7, Campinas: Unicamp, 1996.