IMPORTÂNCIA DO RESGATE DA PROPAGANDA
Palavras-chave:
Propaganda, História Nova, ArquivosResumo
Este artigo fala da finalidade e fundamenta a importância da existência de centros de memória da propaganda. Apresenta algumas informações sobre acervos relevantes desse gênero existentes no mundo e no Brasil, incluindo o Centro de Memória da Publicidade da Pontifícia Universidade Católica de Campinas. Ao final apresenta uma relação de outras referências pesquisadas pela autora. Constata que o material publicitário pode ser urna fonte rica para o conhecimento do histórico de algumas empresas e dos anseios e tendências das populações de locais e períodos em que os anúncios foram veiculados.
Referências
ALTHEIDE, D. Qualitative media analysis. London: Sage, s/d., p.1-45.
BRAUDEL, F. Civilização material e capitalismo. Rio de Janeiro: Cosmos, 1970.
EINSTEIN Jr., A. Tesouros descartáveis. Propaganda, São Paulo: Referência, jun. 1995, p. 60-61.
FERRO, M. A manipulação da história através do ensino e nos meios de comunicação. São Paulo: IBRASA, 1983.
GARBOGGINI, F. B. "Semiótica: uma ciência para comunicar". ln: Revista de Letras, PUC-Campinas, vol. 23, nº 2, jul. -dez. 2004.
GOFF, J. e NORA, P. História novos problemas. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1976.