ENSINO DE JORNALISMO E PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO
Palavras-chave:
Ensino de Jornalismo, Jornalismo, Curso de Jornalismo, Conhecimento do Jornalismo, JornalistaResumo
Este trabalho faz uma reflexão sobre a perspectiva do conhecimento do jornalismo no âmbito dos cursos de formação universitária em jornalismo, suas dificuldades e perspectivas para implementação de ações que promovam a qualificação dos cursos e o desenvolvimento do conhecimento do jornalismo e do jornalismo como forma de conhecimento, baseado na perspectiva teórica apontada por Eduardo Meditsch no texto "O Conhecimento do Jornalismo", publicado em 1992 pela editora da UFSC. O texto pontua as características atuais dos cursos, faz um análise das perspectivas teórica e técnica vividas pela formação superior _em jornalismo e aponta possíveis diretrizes para uma abordagem mais voltada para a práxis,
em que envolve, além do ensino, a pesquisa e a extensão como forma de promover a qualificação da formação.
Referências
KUENZER, A. Z. "Conhecimento e competências no trabalho e na escola". ln: Boletim Técnico do SENAC, Volume 28, número 2, Rio de janeiro: SENAC, maio/agosto/2002. também disponível em <http://www.senac.br/infonnativo/BTS/282/boltec282a.htm> [Acesso em 22.março.2007].
MACH ADO, E. & PALÁCIOS, M. (org.) O ensino de jornalismo em redes de alta velocidade. Metodologias & softwares. Salvador: EDUFBA, 2007.
MAROCCO, B. & BERGER, C. A era glacial do jornalismo. Teorias sociais da imprensa. Porto Alegre: Sulina, 2006.
MEDINA, C. Profissão Jornalista: responsabilidade social. Rio de Janeiro: Forense, 1982.
MEDITSCH, E. O conhecimento do jornalismo. Florianópolis: UFSC, 1992.
TRAQUINA, N. Teorias do jornalismo. A tribo jornalística - uma comunidade interpretativa transnacional .. Florianópolis: Insular, 2005. Vol. 2.