DOS CRAVOS À REDE - UM ESTUDO SOBRE O MARKETING POLÍTICO EM PORTUGAL

Autores

  • Adolpho Carlos Françoso QUEIROZ Umesp
  • Roberto Gondo MACEDO Umesp

Palavras-chave:

Comunicação Política, Eleições em Portugal, Marketing Político, Revolução dos Cravos, Estratégias Eleitorais

Resumo

Este artigo explana acerca da história recente do Marketing político em Portugal. Inicia com a descrição da Revolução dos Cravos de 1974 e seu impacto no processo democrático português, passa pelas mudanças na história da imprensa no Estado Novo; avança pelas modificações trazidas pela abertura política e globalização, mostra o exemplo das presidências abertas do período de Mário Soares, caminha pela visão contemporânea da aplicação da comunicação política em diversas eleições locais, analisa o impacto dos cartazes e Outdoors nos períodos eleitorais e conclui com uma visão contemporânea do Marketing Político no país, através de pesquisa feita pela rede mundial de computadores Internet. 

Referências

CAMILO, E. O Cartaz Partidário em Portugal (1974-1975). Monografia Universidade da Beira Interior. Portugal -Cidade, 2004.

CAPITÃES de Abril. Título Original: Capitaines d'Avril. Direção: Maria de Medeiros. Produção: Concha Díaz, Gabriela Cerqueira, Jacques Bidou. Elenco: Stefano Accorsi, Maria de Medeiros, Joaquim de Almeida. Produtoras: Alia Film, Filmart, JBA Productions, Mutante Filmes. França, Espanha, Portugal, Itália: 2000, 1 DVD, (123 min), Dolby, Calor.

CARVALHO, A. A. de. A censura à imprensa na época marcelista. Coimbra: Minerva, 1999.

FAUSTINO, P. A Imprensa em Portugal -Transformações e tendências. Portugal -Lisboa: Media XXI, 2002.

LOUREIRO, V Blog oficial da candidatura independente à Câmara Municipal de Gondomar. Disponível em: <http://valentimloureiro.blogs.sapo.pt/> [Acesso em: 27 set. 2006).

MELO, R. de & MELO SILVA, E. "Uma abordagem à imagem do político - o caso Valentim Lameiro". ln: CARDOSO, P. R. & CAIRRÃO, Á. L. (org). Cadernos de Estudos midiáticos 04 -comunicação política, edição especial. Porto: Editora Universidade Fernando Pessoa, 2006, p. 275-287.

NAZARÉ, L. O Marketing e a Política. Disponível em: [Acesso em: 27 set. 2006).

PILAGALLO, O. Leituras Cruzadas: Uma no cravo, outra na ditadura. Disponível em: [Acesso em: 12 ago. 2006).

PINTO, M. A Hora da propaganda. Lisboa: Visão, 2005.

ROCHA, N. "Os meios de Comunicação após a Revolução dos Cravos (1974-1996)". ln: QUINTERO,A. P. História da Imprensa. Lisboa-Portugal: Planeta Editora, 1994.

SEPULVEDA, A. J. Marketing Politico na Internet. Lisboa: editora Neosis, 2000.

SERRANO, E. As Presidências Abertas de Mário Soares -As estratégias e o aparelho de comunicação do Presidente da República. Colecção Comunicação. Coimbra -Portugal: Minerva Coimbra, 2002.

LOPES, ,R. & S, R. Geomarketing Eleitoral: Aplicação de metodologias e ferramentas de Geomarketing na campanha eleitoral das eleições municipais de 2001. Disponível em:

<http://www.gismedia.pt/newsletter/dl/esig2002_2.pdf.> [Acesso em: 10. out. 2006].

Downloads

Publicado

2007-12-31

Edição

Seção

ARTIGOS