INTERFACES DIGITAIS
DESIGN? ONDE?
Palavras-chave:
Design, Contemporaneidade, Tecnologia, Digital, ComunicaçãoResumo
Este material não só lança questões de ordem prática e contemplativa sobre o que se entende hoje acerca da interface, mas também vincula a necessidade projetual desse conceito. No entanto é sabido que as questões do Design, já levadas a extremos, deixam de existir para dar espaço às novas regras da "usabilidade", como se fossem caminhos distintos e desconexos.
Referências
KERCKHOVE, D. A Pele da Cultura. Uma Investigação sobre a Nova Realidade Electrónica. Lisboa: Relógio D' Água Editores, 1997.
LEMOS, A. Cibercultura: tecnologia e vida social na cultura contemporânea. Porto Alegre: Sulina, 2002.
LÉVY, P. As tecnologias da inteligência. Rio de Janeiro: Editora 34, 1993.
MACLUHAN, M. O meio é a mensagem. São Paulo: Hucitec, 1992.
MANOVICH, L. El lenguaje de los nuevos médios de comunicación-la imagen en la era digital. Barcelona: Paidós Comunicación, 2005
MOLES, A. Teoria da informação e percepção estética. Brasília: UNB, 1978.
MUNARI, B. Artista e designer. Lisboa: Edições 70, 2004. NEGROPONTE, N. A Vida Digital. São Paulo: Cia. das Letras, 1995.
PACKER, R. & JORDAN, K. Multimedia:from Wagner to virtual reality. Disponível em <http://www.artmuseum.net/w2vr/contents.html>
PRADO, G. Arte Telemática: dos intercâmbios pontuais· aos ambientes virtuais multiusuário. São Paulo: Transmídia, 2002.
PROSS, H. Medienforschung (Investigação da Mídia). Dannstadt: Carl Habel, 1971.