TIPOGRAFIA

DA PRENSA DE GUTENBERG À INTERNET

Autores

  • José Benedito PINHO Universidade Federal de Viçosa

Palavras-chave:

Tipografia digital, design tipográfico, Internet

Resumo

Desde os seus primórdios, a tipografia experimentou visível influência dos variados fatores culturais, estéticos e técnicos próprios de cada época. Depois de descrever os principais métodos de composição utilizados ao longo dos tempos, este ensaio identifica e discute questões de estilo e tecnologia presentes na tipografia digital. O pressuposto é que a questão técnica, sobretudo, tem sido determinante para saltos significativos nos processos e sistemas de produção e reprodução gráfica. Ao final, o autor destaca a tendência de que a contínua evolução tecnológica, em futuro próximo.,.. poderá permitir que a escolha da tipografia seja detenninada pelo projeto em si, e não pelo fato de ser 011 não destinado à web.

Referências

ANATEC - Associação Nacional das Editoras de Publicações. Guia Anatec 2007. São Paulo: Associação Nacional das Editoras de Publicações, 2007.

BERNARD, M. e outros. A comparison of popular online fonts: which size and type is best? Disponível em: <http://psychology.wichita.edu/surl/usabilitynews/41/onlinetext.htm> Acesso em: 16.jul.2007].

MACHADO, C. "Qual letra faz o seu tipo?" ln: Info Exame, São Paulo, ano 16, nº 180, mar. 2001, p.180-181.

PINHO, J. B. Jornalismo na internet: planejamento e produção da informação on-line. São Paulo: Summus, 2003. .

RADFAHRER, L. Design/web/design. "São Paulo: Market Press, 1999.

ROCHA, L. (Dir. de redação) "Tipógrafia na web: como garantir o sucesso estético e funcional de seu projeto". ln: Design Gráfico. São Paulo, ano 3, , nº 26, fev. 2006, p. 28-33.

SANTA MARIA, L. E. "A tipografia está morta?" ln: Design Gráfico. São Paulo, ano 4, nº 38, fev..,.2007, p. 52-54.

Downloads

Publicado

2006-12-31

Edição

Seção

ARTIGOS