Conferência nacional dos bispos do Brasil, AIDS e campanhas institucionais

Autores/as

  • José Transferetti
  • Maria Érica de Oliveira Lima

Palabras clave:

comunicação, Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, Ministério da Saúde, síndrome de imunodeficiência adquirida, teologia moral

Resumen

Objetivo

As campanhas educativas e preventivas contra a AIDS, através da mídia, patrocinadas pelo Ministério da Saúde no período do carnaval, sempre foram cercadas de polêmicas, principalmente por parte da Igreja Católica. Neste artigo publica-se parte da pesquisa "O pensamento da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil frente às campanhas de prevenção a AIDS" e aponta uma reflexão histórica sobre as referidas campanhas e discussões entre o Ministério e a Igreja Católica, sob os parâmetros advindos das disciplinas de Comunicação e Teologia Moral.

Métodos

Foi realizada uma pesquisa bibliográfica e documental completa nas áreas de Teologia Moral, Ciências Sociais Aplicadas e Comunicação, através de procedimentos qualitativos, com técnicas de pesquisa bibliográfica e documental, ademais de entrevistas semi-estruturadas.

Resultados

Introduz uma discussão reflexiva sobre o desempenho do Ministério da Saúde e da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil quanto à questão das campanhas educativas e preventivas contra a AIDS, apresentadas anualmente à população brasileira. Através de uma análise histórica, demonstra as estratégias usadas e as polêmicas suscitadas pelas campanhas, enfatizando sobretudo a possibilidade do diálogo entre as instituições. A pesquisa completa será publicada, posteriormente, em livro.

Conclusão

Apresenta sugestões a ambas as instituições, o Ministério da Saúde e a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, estendendo-as também às agências de publicidade que, geralmente, são responsáveis pela organização, composição e promoção das campanhas nacionais de educação e prevenção contra a AIDS. Tais sugestões são reconhecidas como desafios para as políticas públicas, tanto no campo da moral como na prática.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Citas

Paz JA. Aids anunciada [dissertação]. Brasília: Faculdade de Comunicação, Universidade de Brasília; 2000. p.29, 75-107.

Sem camisinha, só com milagre. Rev Veja. 2001; (21 fev.): 98-9.

Neiva P. Use, baby, use. RevVeja. 2003; (19 fev.): 81.

Teixeira PR. Acesso ao preservativo faz a diferença. Revista Resposta: a experiência do Programa Brasileiro de Aids. Brasília: Ministério da Saúde; 2002. p.27.

Ministério da Saúde [Internet]. Brasília; 2003 [citado 2003 fev 17]. Por que uma campanha para jovens. Clipping. Disponível em: http://www.aids.gov.br

Vestergaard T. Linguagem da propaganda. São Paulo: Martins Fontes; 2001. p.4-5.

Lund JV. Newspaper advertising. New York: Prentice­ -Hall; 1947. p. 83.

Trasferetti J. Encountering a Brazilian man abandoned in his illness. ln Keenan J, editor. Catholic ethicistis on HIV/AIDSprevention. New York: Continuum; 2000. p.57-62.

Publicado

2005-02-28

Cómo citar

Transferetti, J., & Lima, M. Érica de O. (2005). Conferência nacional dos bispos do Brasil, AIDS e campanhas institucionais. Revista De Ciências Médicas, 14(1). Recuperado a partir de https://periodicos.puc-campinas.edu.br/cienciasmedicas/article/view/1194

Número

Sección

Artigos Originais