Conferência nacional dos bispos do Brasil, AIDS e campanhas institucionais
Palabras clave:
comunicação, Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, Ministério da Saúde, síndrome de imunodeficiência adquirida, teologia moralResumen
Objetivo
As campanhas educativas e preventivas contra a AIDS, através da mídia, patrocinadas pelo Ministério da Saúde no período do carnaval, sempre foram cercadas de polêmicas, principalmente por parte da Igreja Católica. Neste artigo publica-se parte da pesquisa "O pensamento da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil frente às campanhas de prevenção a AIDS" e aponta uma reflexão histórica sobre as referidas campanhas e discussões entre o Ministério e a Igreja Católica, sob os parâmetros advindos das disciplinas de Comunicação e Teologia Moral.
Métodos
Foi realizada uma pesquisa bibliográfica e documental completa nas áreas de Teologia Moral, Ciências Sociais Aplicadas e Comunicação, através de procedimentos qualitativos, com técnicas de pesquisa bibliográfica e documental, ademais de entrevistas semi-estruturadas.
Resultados
Introduz uma discussão reflexiva sobre o desempenho do Ministério da Saúde e da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil quanto à questão das campanhas educativas e preventivas contra a AIDS, apresentadas anualmente à população brasileira. Através de uma análise histórica, demonstra as estratégias usadas e as polêmicas suscitadas pelas campanhas, enfatizando sobretudo a possibilidade do diálogo entre as instituições. A pesquisa completa será publicada, posteriormente, em livro.
Conclusão
Apresenta sugestões a ambas as instituições, o Ministério da Saúde e a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, estendendo-as também às agências de publicidade que, geralmente, são responsáveis pela organização, composição e promoção das campanhas nacionais de educação e prevenção contra a AIDS. Tais sugestões são reconhecidas como desafios para as políticas públicas, tanto no campo da moral como na prática.
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Citas
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