Estresse em professores universitários na área de fonoaudiologia

Autores/as

  • Emilse Aparecida Merlin Servilha

Palabras clave:

docentes, estresse, fonoaudiologia, sexo feminino

Resumen

Objetivos

Investigar a presença de estresse em professores universitários, definir a fase predominante e revelar quais os sintomas mais freqüentes.

Métodos

Aplicou-se o Inventário de Sintomas de Stress em 23 docentes universitários do sexo feminino, da área de Fonoaudiologia de uma universidade particular. A análise dos dados incluiu caracterização dos sujeitos quanto à faixa etária, ao sexo, ao estado civil e à formação profissional. Em relação à presença do estresse, à fase e aos sintomas, respeitaram-se os valores padronizados estatisticamente para o instrumento.

Resultados

Os sintomas de estresse foram assinalados em 47,82% das docentes, casadas e na faixa etária de 40 a 49 anos. A fase predominante foi a de resistência e os sintomas mais encontrados foram os físicos, evidenciando que é muito mais o corpo do professor que expressa as suas tensões emocionais do que a sua cogniçao. Em muitos professores, apesar do predomínio do sintoma físico, o sintoma psicológico não estava totalmente ausente.

Conclusão

Evidenciou-se tanto a necessidade de estudos que desvelem os estressares que atingem o professor universitário, quanto a necessidade da implementação de ações protetoras da sua saúde, propiciando-lhe melhor qualidade de vida.

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Publicado

2005-02-28

Cómo citar

Servilha, E. A. M. (2005). Estresse em professores universitários na área de fonoaudiologia. Revista De Ciências Médicas, 14(1). Recuperado a partir de https://periodicos.puc-campinas.edu.br/cienciasmedicas/article/view/1193

Número

Sección

Artigos Originais