Avaliação do aluno, proteção da sociedade
Resumen
Em recente apreciação do ensino médico brasileiro, Fraga Filho caracterizou, expressivamente, suas últimas décadas: a de 60 foi a da expansão, quando cresceram a rede de escolas - só em 1968, criaram-se treze - e o número de matrículas iniciais nas já existentes; a de 70, a dos conceitos, marcada pelos movimentos a favor da formação do médico geral e dos cuidados primários de saúde, por iniciativas de modernização educacional, introdução da Pedagogia Médica e da prática da interdisciplinaridade, e experiências inovadoras de colaboração da escola médica com os serviços de saúde; a de 80, a das denúncias relativas à qualidade do ensino, que resultaram em prorrogações sucessivas da proibição de abertura de cursos, definição de requisitos mínimos para tal abertura e, por fim, no decreto que dispõe sobre o assunto. A década de 90 é a da avaliação, traduzida na continuidade do trabalho da Comissão Interinstitucional Nacional de Avaliação do Ensino Médico (CINAEM), no interesse crescente de professores e alunos pelo tema, na indicação de novos procedimentos de avaliação do aluno em reformulações curriculares em andamento e na decisão do MEC de submeter a exame os concluintes do curso de graduação.
Descargas
Citas
CHAVES, M. M. Avaliação da educação médica. In: SEMINÁRIO SOBRE O FUTURO DA EDUCAÇÃO MÉDICA, 2., 1996, Belo Horizonte. Belo Horizonte: IFMSA/ DENEM, 1996. (Mimeografado).
DAVIDOFF, F. Who has seen a bloodsugar? Reflections on medical education. Philadelphia: American College of Physicians, 1996.
GOLDBERG, M.A.A., SOUZA, C.P. (Org.) Avaliação de programas educacionais; vicissitudes, controvérsias, desafios. São Paulo: EPU, 1982.
GUILBERT, J. J. Educational handbook for health personnel. Geneva, 1977. (WHO Offset Publication, 35).
HART, I. R., HARDEN, R. M. Further deveiopments in assessing clinical competence. In: INTERNATIONAL CONFERENCE PROCEEDINGS, 27-30 June 1987, Ottawa. Montreal: Can-Heal Publications, 1987.
HART, I. R., HARDEN, R. M., DES MARCHAIS, J. Current developments in assessing clinical competence. In: INTERNATIONAL CONFERENCE PROCEEDINGS, 7- I O July 1990, Ottawa. Montréal : Can-Heal Publications, 1992.
LOWRY, S. Assessment of students. Br Medl J, London, v.306, p.51-54, Jan. 1993.
MEDEIROS, E. B. Provas objetivas; técnicas de construção. 3.ed. Rio de Janeiro: Fundação Getúlio Vargas, 1974.
MEDEIROS. E.B. Manual de medidas e avaliação na escola e na empresa. Rio de Janeiro : Rio, 1976.
NEUFELD, V., NORMAN, G. Assessing clinicai competence. New York: Springer, 1985.
ORGANIZACIÓN PANAMERICANA DE LA SALUD. Evaluación educacional; conceptos básicos. PALTEX, 1992.
ROSA, A. R., FRAGA FILHO, C., LOPES PONTES, J. P. Ensino médico; atualidade de uma experiência. Rio de Janeiro: UFRJ, 1995.