Avaliação do aluno, proteção da sociedade

Autores/as

  • Alice Reis Rosa Núcleo de Desenvolvimento Educacional, Serviço do Professor Clementino Fraga Filho, Santa Casa da Misericórdia do Rio de Janeiro.

Resumen

Em recente apreciação do ensino médico brasileiro, Fraga Filho caracterizou, expressivamente, suas últimas décadas: a de 60 foi a da expansão, quando cresceram a rede de escolas - só em 1968, criaram-se treze - e o número de matrículas iniciais nas já existentes; a de 70, a dos conceitos, marcada pelos movimentos a favor da formação do médico geral e dos cuidados primários de saúde, por iniciativas de modernização educacional, introdução da Pedagogia Médica e da prática da interdisciplinaridade, e experiências inovadoras de colaboração da escola médica com os serviços de saúde; a de 80, a das denúncias relativas à qualidade do ensino, que resultaram em prorrogações sucessivas da proibição de abertura de cursos, definição de requisitos mínimos para tal abertura e, por fim, no decreto que dispõe sobre o assunto. A década de 90 é a da avaliação, traduzida na continuidade do trabalho da Comissão Interinstitucional Nacional de Avaliação do Ensino Médico (CINAEM), no interesse crescente de professores e alunos pelo tema, na indicação de novos procedimentos de avaliação do aluno em reformulações curriculares em andamento e na decisão do MEC de submeter a exame os concluintes do curso de graduação.

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Citas

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Publicado

1997-12-31

Cómo citar

Reis Rosa , A. (1997). Avaliação do aluno, proteção da sociedade . Revista De Ciências Médicas, 6(2/3). Recuperado a partir de https://periodicos.puc-campinas.edu.br/cienciasmedicas/article/view/11400

Número

Sección

Editorial