O bem comum a partir da Doutrina Social da Igreja

Autores

  • José Antonio Boareto Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), Centro de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas, Faculdade de Teologia.

DOI:

https://doi.org/10.24220/2525-9180v4n22019a4800

Palavras-chave:

Bem comum. Doutrina Social da Igreja. Ecologia integral.

Resumo

A reflexão sobre o princípio de reflexão do bem comum da Doutrina Social da Igreja pede uma re-fundação, segundo o Papa Emérito Bento XVI. Reconhecer a dignidade humana, primeiramente como dom dado pelo Criador enquanto chamado à vida, exige das pessoas um reconhecimento do direito natural que, anterior a qualquer direito positivo, afirma que toda pessoa é imagem de Deus e possui uma dignidade radicada em si mesmo a qual é inalienável e inviolável. Entretanto, como se verifica, a sociedade está marcada pelo “pensamento comum” que se demonstra como ideologia libertária e tecnocrata, tendo o ser humano se reduzido antropologicamente a consumidor. A questão social é, antes de tudo, antropológica. A necessidade de re-fundar o bem comum considera que o desafio do século
XXI é as pessoas viverem unidas convivendo entre diferentes. Para garantir a dignidade pessoal e social, isto é, o bem comum, faz-se necessário reconhecer a importância de garantir o exercício da legalidade que tutela os direitos fundamentais da pessoa humana como base do ordenamento jurídico-político. Contudo, a legalidade precisa da ética, que está ausente, pois a cultura liberal, que se demonstra também global, não considera esses valores como critérios das decisões. As leis de mercado se colocam acima da dignidade humana, e o sistema capitalista define-se a partir da noção de maximização dos lucros. Para que haja um reconhecimento da igualdade fundamental entre todas as pessoas, é indispensável considerar a sensatez religiosa de fraternidade. O reconhecimento dessa fraternidade universal está presente na perspectiva apresentada pelo Papa Francisco em sua encíclica social Laudato Si, por meio de uma nova antropologia proposta como “ecologia integral”. Nesse sentido, garantir o bem comum, ou mesmo o desenvolvimento humano integral, deve ser o empenho realizado por cada pessoa e instituição que se debruce na tarefa de salvaguardar a dignidade humana e o meio ambiente, numa nova cosmovisão que faz interagir a ecologia humana e a ecologia ambiental.

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Biografia do Autor

José Antonio Boareto, Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), Centro de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas, Faculdade de Teologia.

Pontifícia Universidade Católica de Campinas, Centro de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas, Faculdade de Teologia. Rod. Dom Pedro I, Km 136, Parque das Universidades, 13086-900, Campinas, SP, Brasil. E-mail: joseboareto@puc-campinas.edu.br

Presbítero da Diocese de Bragança Paulista. Bragança Paulista, SP, Brasil.

Referências

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Publicado

01/14/2020

Como Citar

Boareto, J. A. (2020). O bem comum a partir da Doutrina Social da Igreja. Cadernos De Fé E Cultura, 4(2), 85–93. https://doi.org/10.24220/2525-9180v4n22019a4800