A Igreja diante da cultura midiática digital: história, desafios e perspectivas
DOI:
https://doi.org/10.24220/2525-9180v3n22018a4441Palavras-chave:
Evangelização. Lugar teológico. Meios de Comunicação Social. Redes sociais. Testemunho.Resumo
O presente trabalho tem por objetivo mostrar que a Igreja nasce da comunicação e para a comunicação. Ir e pregar o Evangelho a todas as nações, como manda Jesus no Evangelho de Mateus (28,16), é o elemento constitutivo da Igreja. A história de salvação é toda comunicação. Tal pensamento leva à reflexão sobre a comunicação na Igreja, onde é preciso se aproximar desse novo sujeito contemporâneo e reconhecer que os Meios de Comunicação Social são um importante instrumento para proclamar a mensagem evangélica. Missão ainda mais fortalecida diante das new medias, onde a Igreja não é apenas emissora de informações religiosas, mas aquela que compartilha e testemunha o Evangelho. Definitivamente, a rede é um lugar que precisa ser evangelizada.
Downloads
Referências
DÍEZ, F.M. Teologia da comunicação. São Paulo: Paulinas, 1997. p.287-288.
DOCUMENTOS do Concílio Ecumênico Vaticano II. Brasília: CNBB, 2018. p.179.
V CONFERÊNCIA GERAL DO EPISCOPADO LATINO-AMERICANO E DO CARIBE. Brasília, 2009. p.220. (Texto Conclusivo).
JOÃO PAULO II, PAPA. Carta Encíclica Redemptoris Missio. Vaticano: Editrice Vaticana, 1990. Disponível em: <http://w2.vatican.va/content/john-paul-ii/pt/encyclicals/documents/hf_jp-ii_enc_07121990_redemptoris-missio.html>. Acesso em: 19 set. 2018.
KEMP, S. Digital in 2017: Global Overview. Available from: <https://wearesocial.com/it/blog/2018/01/global-digital-report-2018>. Cited: 19 Sept. 2018.
LATOURELLE, R. Teologia da revelação. São Paulo: Paulinas, 1972. p.526.
PAULO VI; JOÃO PAULO II; BENTO XVI; FRANCISCO, PAPAS. Mensagens Dia Mundial das Comunicações Sociais. Brasília: Edições CNBB, 2017. p.13-221.
PUNTEL, J.T. Cultura midiática e Igreja: uma nova ambiência. São Paulo: Paulinas, 2006. p.133.
PUNTEL, J.T; CORAZZA, H. Pastoral da comunicação: diálogo entre fé e cultura. São Paulo: Paulinas, 2007. p.35.
RAHNER, K. Curso fundamental da fé. São Paulo: Paulus, 1989. p.209.
SBARDELOTTO, M. E o Verbo se fez rede: religiosidades em reconstrução no ambiente digital. São Paulo: Paulinas, 2017. p.27-28.
SPADARO, A. Quanto a fé se torna social. São Paulo: Paulus, 2016. p.26-30.
TEOLOGIA da Comunicação. São Paulo: Paulinas, 1997. p.287-288.