Espécies alimentícias manejadas por caiçaras do Sertão do Ubatumirim (São Paulo), Sudeste do Brasil

Autores

  • Gabriela Silva Santa Rosa Macedo Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Departamento de Horticultura, Programa de Pós-Graduação em Horticultura. Chácara Recreio Vista Alegre, 18610-307, Botucatu, SP, Brasil.
  • Lin Chau Ming Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”

Resumo

A ocupação do território por décadas reforça o peso histórico das reivindicações pelo uso dos recursos naturais e permanência territorial, o que revela a força da persistência cultural de populações locais. Procurou-se verificar como o sistema de manejo de espécies hortícolas alimentares interage dentro do universo de vida da população caiçara tendo em vista o cenário de conflito entre essa população e as Unidades de Conservação da localidade. Foram obtidos dados em campo por meio da observação participante e de questionários e entrevistas estruturadas e semiestruturadas. Concluiu-se que o sistema de conhecimentos, de crenças e de sentimentos dos agricultores caiçaras influencia o manejo das espécies alimentares e das paisagens, afetando diretamente a conservação de espécies de plantas e paisagens por essa população, ainda que haja pressão para substituições de técnicas e impedimentos legais.


Palavras-chave: Bases conexivas. Caiçaras. Etnoecologia. Manejo hortícolas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2017-04-04

Como Citar

Macedo, G. S. S. R., & Ming, L. C. (2017). Espécies alimentícias manejadas por caiçaras do Sertão do Ubatumirim (São Paulo), Sudeste do Brasil. Bioikos – Título não-Corrente, 30(1). Recuperado de https://periodicos.puc-campinas.edu.br/bioikos/article/view/2983

Edição

Seção

Artigos - Botânica