Explicações na sombra e crise na formação

Autores

  • Suzete Grandi

DOI:

https://doi.org/10.24220/2318-0870v20n1a2944

Palavras-chave:

Competências, Educação na sombra, Formação no ensino superior, Habilidades

Resumo

A metáfora “educação na sombra” vem sendo utilizada na área da educação para denunciar a existência de um sistema educacional que existe na sombra do sistema formal de ensino. O mercado das explicações tem crescido nos últimos anos: é um fenômeno que aparece em quase todo o mundo e que tende a se expandir. Além de denunciar possíveis deficiências no papel da escola e a crescente lógica mercadológica presente no processo de formação, a emergência do sistema educativo na sombra também revela a desvalorização que a noção de formação adquiriu nos últimos anos. É possível, então, relacionar o atual esvaziamento no modo de compreender a formação no ensino superior com esse mercado sombrio de explicações? O presente artigo tem por objetivo tematizar possíveis convergências entre o mercado das explicações e o empobrecimento no modelo atual de formação no ensino superior, fortemente baseado em habilidades e competências. Trata-se de um estudo bibliográfico que discute sobre o mercado das explicações, articulando a esse tema reflexões sobre a noção de formação. Para discutir esse conceito, o termo Bildung é revisitado.

Palavras-chave: Competências. Educação na sombra. Formação no ensino superior. Habilidades.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Bray, M. Confronting the shadow education system: What government policies for what private tutoring? Paris: Unesco, 2009.

Costa, J.A.; Neto-Mendes, A.; Ventura, A. XPLICA: investigação sobre o mercado das explicações. Aveiro: Universidade de Aveiro, 2009.

Hermann, N.M.A. Autocriação e horizonte comum: ensaios sobre educação ético-estética. Ijuí: Unijuí, 2010a.

Hermann, N.M.A. Formação e experiência. In: Trevisan, A.L. et al. (Org.). Diferença, cultura e educação. Porto Alegre: Sulina, 2010b.

Lyotard, J.-F. A condição pós-moderna. 13.ed. Rio de Janeiro: J. Olympio, 2011.

Reichenbach, R. Beyond sovereignty: The twofold subversion of bildug. Educational Philosophy and Theory, v.35, n.2, 201-209, 2003.

Downloads

Publicado

2015-05-15

Como Citar

Grandi, S. (2015). Explicações na sombra e crise na formação. Revista De Educação PUC-Campinas, 20(1), 61–66. https://doi.org/10.24220/2318-0870v20n1a2944