Divulgação científica frente ao fenômeno da pós-verdade e a crise de credibilidade da ciência no contexto das Humanidades Digitais

Autores

Palavras-chave:

Humanidades Digitais, Divulgação científica, Credibilidade da ciência, Pós-verdade, Redes sociais

Resumo

O artigo propõe refletir, à luz das Humanidades Digitais, a respeito da influência da pós-verdade na crise de credibilidade da ciência. Objetivou-se identificar o papel da divulgação científica na recuperação da credibilidade da ciência, assim como combater a pós-verdade e a possibilidade da utilização de redes sociais na divulgação científica das universidades públicas. Ao definir-se como descritiva, a pesquisa procurou realizar uma análise dos benefícios e aportes que poderiam resultar na contextualização da problemática com o campo do conhecimento das Humanidades Digitais. Ponderou-se que a divulgação científica por redes sociais contribui para combater os efeitos da cultura da pós-verdade e, consequentemente, recuperar a credibilidade da ciência. Salientou-se que os atores protagonistas na promoção de estratégias de divulgação científica são as universidades públicas, por terem a democratização do acesso ao conhecimento como um compromisso social.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Dheyvid Adriano do Livramento Chaves, Universidade Federal de Santa Catarina

Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação

Edgar Bisset Alvarez, Universidade Federal de Santa Catarina

Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação

Referências

Almeida, M. A.; Damian, I. P. M. Humanidades digitais: um campo praxiológico para mediações e políticas culturais? Anais [...]. João Pessoa: ANCIB, 2015. Available from: https://repositorio.usp.br/single.php?_ id=002749636. Accessed on: Jan. 31, 2022.

Alves-Brito, A.; Massoni, N. T.; Guimarães, R. R. Subjetividades da comunicação científica: a educação e a divulgação científica no Brasil têm sido estremecidas em tempos de pós-verdade? Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 37, n. 3, p. 1598-1627, 2020 Doi: http://dx.doi.org/10.5007/2175-7941.2020v37n3p1598. Accessed on: Feb. 1, 2022.

Araújo, C. A. V. O fenômeno da pós-verdade e suas implicações para a agenda de pesquisa na ciência da informação. Encontros Bibli: Revista Eletrônica de Biblioteconomia e Ciência da Informação, v. 25, p. 1-17, 2020. Doi: https://doi.org/10.5007/1518-2924.2020.e72673. Accessed on: Feb. 1, 2022.

Araújo, C. A. Á. A pós-verdade como desafio para a ciência da informação contemporânea. Em Questão, v. 27, n. 1, p. 13-29, 2021. Doi: http://dx.doi.org/10.19132/1808-5245271.13-29. Accessed on: Feb. 1, 2022.

Barros, M. Altmetrics: métricas alternativas de impacto científico com base em redes sociais. Perspectivas em Ciência da Informação, v. 20, n. 2, p. 19-37, 2015. Doi: https://doi.org/10.1590/1981-5344/1782. Accessed on: Feb. 1, 2022.

Bueno, W. C. Comunicação cientifica e divulgação científica: aproximações e rupturas conceituais. Informação & Informação, v. 15, n. 1, p. 1-12, 2010. Doi: http://dx.doi.org/10.5433/1981-8920.2010v15n1espp1. Accessed on: Feb. 1, 2022.

Buitrago, A.; Martín García, A.; Beltrán-Flandoli, A. M. De youtubers a cultubers: un fenómeno de divulgación académica,cultural y científica en YouTube. Index.Comunicación, v. 12, n. 2, p. 55-77, 2022. Doi: https://doi. org/10.33732/ixc/12/02Deyout. Accessed on: Feb. 1, 2022.

Caldas, G. Divulgação científica e relações de poder. Informação & Informação, v. 15, n. 1esp, p. 31-42, 2010. Doi: http://dx.doi.org/10.5433/1981-8920.2010v15n1espp31. Accessed on: Feb. 1, 2022.

Cosmo, M.C.; Sena, P. M. B.; Muriel-Torrado, E. Dissemination Strategies for Scientific Journals on YouTube and instagram. In: Bisset Álvarez, E. (ed.). Data and Information in Online Environments. DIONE 2021. Cham: Springer, 2001. (Lecture Notes of the Institute for Computer Sciences, Social Informatics and Telecommunications Engineering, v. 378.) Doi: https://doi.org/10.1007/978-3-030-77417-2_11. Accessed on: Feb. 1, 2022.

Daehn, C. M.; Tosta, K. C. B. T. Desafios da gestão universitária no contexto das universidades públicas federais. In: XVIII Colóquio Internacional de Gestão Universitária, 18., 2018, UTPL. Available from: https://repositorio. ufsc.br/handle/123456789/190506. Accessed on: Jan. 31, 2022.

Dacos, M. Manifesto das digital humanities. That Camp, Paris, 26 mars 2011. Available from: https://tcp. hypotheses.org/497. Accessed on: Jan. 31, 2022.

Dias, C. C.; Dias, R. G.; Santa Anna, J. Potencialidade das redes sociais e de recursos imagéticos para a divulgação científica em periódicos da área de ciência da informação. Biblos, v. 34, n. 1, p. 109-126, 2020. Doi: https://doi.org/10.14295/biblos.v34i1.11241. Accessed on: Feb. 01, 2022.

Dias, P. R. M.; Morais, O. J.; Gomes, R. F. L. Divulgação Científica por Instituições de Ensino Superior: estratégias e práticas discursivas em redes sociais digitais. In: Congresso Brasileiro Científico de Comunicação Organizacional e de Relações Públicas, 14., 2020, Bauru. Bauru/SP - 18 a 21/05/2020. Available from: https://www.researchgate. net/profile/Pablo-Dias-3/publication/351779049_Divulgacao_cientifica_por_Instituicoes_de_Ensino_Superior_ estrategias_e_praticas_discursivas_em_redes_sociais_digitais/links/60a94426299bf1031fc1325d/Divulgacao-cientifica-por-Instituicoes-de-Ensino-Superior-estrategias-e-praticas-discursivas-em-redes-sociais-digitais. pdf. Accessed on: Jan. 31, 2022.

European Comission. Comunicação da comissão ao parlamento europeu, ao conselho, ao comitê econômico e social europeu e ao comitê das regiões: combater a desinformação em linha: uma estratégia europeia. Bruxelas, 2018. Available from: https://eur-lex.europa.eu/legal-content/PT/TXT/ HTML/?uri=CELEX:52018DC0236&from=EN. Accessed on: Nov. 1, 2022.

Feitosa, A. C. O.; Miranda, M. K. F. O. Neodocumentação e humanidades digitais: o podcast CImplifica no cenário contemporâneo de informação. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação, v. 17, p. 1-26, 2021. Available from: https://febab.emnuvens.com.br/rbbd/article/view/1700. Accessed on: Nov. 1, 2022.

Ferreira, S. A. Ações e instrumentos de políticas públicas para divulgação científica em Minas Gerais. 2021. 261 f. Tese (Doutorado em Gestão e Organização do Conhecimento) - Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2021. Available from: http://hdl.handle.net/1843/41557. Accessed on: Nov. 1, 2022.

Fiocruz. Política de divulgação científica. Rio de Janeiro: Fiocruz, 2021. Available from: https://www.arca.fiocruz. br/bitstream/handle/icict/46450/politica_DC_digital4.pdf. Accessed on: Nov. 1, 2022.

Freire, N. P. Divulgação científica imuniza contra desinformação. Ciência e Saúde Coletiva, v. 26, n. 3, sup. 3, p. 1, 2021. Editorial. Doi: https://doi.org/10.1590/1413-812320212611.3.15012021. Accessed on: Feb. 1, 2022.

Giordani, R. C. F. et al. A ciência entre a infodemia e outras narrativas da pós-verdade: desafios em tempos de pandemia. Ciência e Saúde Coletiva, v. 26, n. 7, 2021. Doi: https://doi.org/10.1590/1413-81232021267.05892021. Available from: https://www.scielo.br/j/csc/a/MWfcvZ797BYyNSJBQTpNP8K/?lang=pt. Accessed on: Jan. 31, 2022.

Hernando, M. C. Arte y ciencia de divulgar el conocimiento. Quito: Quipus; CIESPAL, 2006. Available from: https://biblio.flacsoandes.edu.ec/catalog/resGet.php?resId=43116. Accessed on: Nov. 1, 2022.

Jané, M. B. Información y divulgación científica: dos conceptos paralelos y complementarios en el periodismo científico. Estudios sobre el Mensaje Periodístico, v. 9, p. 43-53, 2003. Available from: https://revistas.ucm.es/ index.php/ESMP/article/view/ESMP0303110043A. Accessed on: Nov. 01, 2022.

Kirschenbaum, M. G. What is digital humanities and what’s it doing in English departments. In: Gold, M. K. (ed.). Debates in the digital humanities. Minneapolis, MN: University of Minnesota Press, 2010. p. 3-11. Available from: https://www.uvic.ca/humanities/english/assets/docs/kirschenbaum.pdf. Accessed on: Nov. 1, 2022.

Kunsch, M. M. K. Divulgação científica: missão inadiável da Universidade. Logos: Comunicação e Universidade, v. 3, n. 1, p. 46-47, 1996. Available from: https://www.eca.usp.br/acervo/producao-academica/000952253.pdf. Accessed on: Jan. 31, 2022.

Furnival, A.; Santos, T. Desinformação e as fake news: apontamentos sobre seu surgimento, detecção e formas de combate. Conexão: Comunicação e Cultura, v. 18, n. 36, p. 94-113, 2019. Doi: https://doi. org/10.18226/21782687.v19.n36.05. Accessed on: Feb. 1, 2022.

McIntyre, L. Posverdad. Madrid: Cátedra, 2018.

Mendes, M. M.; Maricato, J. M. Das apresentações públicas às redes sociais: apontamentos sobre divulgação científica na mídia brasileira. Comunicação & Informação, v. 23, p. 1-16, 2020. Doi: https://doi.org/10.5216/ ci.v23i.49959. Accessed on: Feb. 1, 2022.

Menegusse, R. B.; Silva, T. R. C.; Gomes, F. T. Divulgação Científica: o uso de redes sociais para divulgação de trabalhos acadêmicos. ANALECTA-Centro Universitário Academia, v. 7, n. 2, p. 1-17, 2022. Available from: https://seer.uniacademia.edu.br/index.php/ANL/article/view/3086. Accessed on: Jan 31, 2022.

Moura, M. Universidades públicas realizam mais de 95% da ciência no Brasil. Ciência na Rua, 2019. Available from: https://ciencianarua.net/universidades-publicas-respondem-por-mais-de-95-da-producao-cientifica-do-brasil/. Accessed on: Feb. 01, 2022.

Mucheroni, M. L.; Paletta, F. C.; Silva J. F. M. Transdisciplinaridade nas ciências sociais e tecnologia: a questão das humanidades digitais. In: Seminário Hispano-Brasileiro de Pesquisa em Informação, Documentação e Sociedade (8shb), 8., 2019. Available from: https://seminariohispano-brasileiro.org.es/ocs/index.php/viishb/ viiishbusp/paper/view/548. Accessed on: Jan. 31, 2022.

Oxford Dictionaries. Word of the Year 2016 is… Nov 2016. Available from: https://en.oxforddictionaries.com/ word-of-the-year/word-of-the-year-2016. Accessed on: Jan. 31, 2022.

Pessoni, A. A divulgação científica nas universidades do grande ABC: inovações ou repetições de formatos? Comunicação & Informação, v. 19, n. 1, p. 87-104, 2016. Doi: https://doi.org/10.5216/ci.v19i1.36973. Accessed on: Jan. 31, 2022

Ramalho, V. G. O Brasil do negacionismo: Uma análise da disputa entre pós-verdade e ciência. O Manguezal: Revista de Filosofia, v. 1, n. 5, 2020. Available from: https://seer.ufs.br/index.php/omanguezal. Accessed on: Jan. 31, 2022.

Recuero, R. Redes Sociais na Internet, difusão de informação e jornalismo: elementos para discussão. In: Soster, D. A.; Firmino, F. (org.). Metamorfoses jornalísticas 2: a reconfiguração da forma. S.C. Sul: UNISC, 2009. p. 37-55. Available from: http://www.raquelrecuero.com/artigos/artigoredesjornalismorecuero.pdf. Accessed on: May 25, 2023.

Rio Riande, M. G. La realidad de las Humanidades Digitales en España y América Latina. Revista Digital de Artes y Humanidades, n. 1, 2015. Available from: https://www.aacademica.org/gimena.delrio.riande/65.pdf. Accessed on: Jan. 31, 2022.

Rocha, M.; Massarani, L.; Pedersoli, C. La divulgación de la ciencia en América Latina: términos, definiciones y campo académico. In: Aproximaciones a la investigación en divulgación de la ciencia en América Latina a partir de sus artículos académicos. 2017. Available from: http://sedici.unlp.edu.ar/handle/10915/120620. Accessed on: Nov. 1, 2022.

Romaní, F. et al. La divulgación científica en el campo de la salud pública. La experiencia del Instituto Nacional de Salud. Revista Peruana de Medicina Experimental y Salud Pública, v. 35, n. 3, p. 515-522, 2018. Doi: http:// dx.doi.org/10.17843/rpmesp.2018.353.3640. Accessed on: Jan. 31, 2022

Rossetto, A.; Jerônimo, V.; Souza, I. SEPEX – semana de ensino, pesquisa e extensão: exemplo de comunicação científica na Universidade Federal De Santa Catarina. 2009. Available from: http://eprints.rclis.org/14468/. Accessed on: Jan. 31, 2022.

Russell, I. G. Qué son las Humanidades Digitales? Revista Digital Universitaria, v. 12, n. 7, 2011. Available from: http://www.revista.unam.mx/vol.12/num7/art68/index.html. Accessed on: Jan. 31, 2022.

Santos, L. S.; Chagas, A. M.; Porto, C. M. Isso não é fake news: a divulgação científica como instrumento para conhecer e compreender a ciência. In: Porto, C.; Oliveira, K. E. J.; Chagas, A. M. (org.). Educiber: dilemas e práticas contemporâneas. 2. ed. Aracaju: Edunit, 2019. v. 2, E-book. Doi: http://dx.doi.org/10.17564/2019.68102.51.0. Accessed on: Jan. 31, 2022

Silva, F. B. O regime de verdade das redes sociais on-line: pós-verdade e desinformação nas eleições presidenciais de 2018. 2019. 157 f. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) –Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2019. Available from: http://ridi.ibict.br/handle/123456789/1027. Accessed on: Jan. 31, 2022.

Teixeira, A. L. C. S. B. et al. O tempo da ciência e o tempo das fake news: um estudo de produção e recepção de mídias de divulgação científica em tempos de pós-verdade. In: Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 13., 2021, Campina Grande. Anais […]. Campina Grande: Realize Editora, 2021. Available from: https://www.editorarealize.com.br/index.php/artigo/visualizar/76603. Accessed on: Feb. 1, 2022.

Tobias, M. S.; Delfini Corrêa, E. C. O paradigma social da Ciência da Informação: o fenômeno da pós-verdade e as fake news nas mídias sociais. Revista ACB, v. 24, n. 3, p. 560-579, 2019. Available from: https://revista.acbsc. org.br/racb/article/view/1529. Accessed on: Feb. 1, 2022.

Valeiro, P. M.; Pinheiro, L. V. R. Da comunicação científica à divulgação. Transinformação, v. 20, n. 2, p. 159-169, 2008. Doi: https://doi.org/10.1590/S0103-37862008000200004. Accessed on: Jan. 31, 2022.

Valério, M. Ações de divulgação científica na Universidade Federal de Santa Catarina: extensão como compromisso social com a educação em ciência e tecnologia. Dissertação (Mestrado em Educação Científica e Tecnológica) — Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2006. v. 1. Available from: http://www. tede.ufsc.br/teses/PECT0036.pdf. Accessed on: Jan. 31, 2022.

Vargas, A. C. et al. Diálogo, Ecos y recovecos: la comunicación científica en el ámbito académico. Revista de Ciencias Sociales, 2015. III(149), 59-70 Available from: https://www.redalyc.org/articulo.oa?id=15343488005. Accessed on: Jan. 31, 2022.

Velazquez-Solis, P. E. et al. Analysis of scientific dissemination posts on Facebook from a social media approach, 2022 17th Iberian Conference on Information Systems and Technologies (CISTI), 2022, p. 1-6. Doi: https://doi. org/10.23919/cisti54924.2022.9820291. Accessed on: Feb. 1, 2022.

Vicente, N. I.; Corrêa, E. C. D.; Sena, T. A divulgação científica em redes sociais na internet: proposta de metodologia de análise netnográfica. In: Encontro Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Ciência da Informação, 16,. 2015, João Pessoa. Anais [...]. João Pessoa: ANCIB, 2015. p. 1-20 Available from: http://www. ufpb.br/evento/index.php/enancib2015/enancib2015/paper/viewFile/2853/1160. Accessed on: Jan. 31, 2022.

Vosoughi, S.; Roy, D.; Aral, S. The spread of true and false news online. Science, v. 359, n. 6380, p. 1146-51, 2018. Available from: https://science.sciencemag.org/content/sci/359/6380/1146.full.pdf. Accessed on: Jan. 31, 2022.

Zuluaga, C. A. U. Análisis del papel de los medios de comunicación frente a la divulgación científica en el marco de las Políticas Públicas de Ciencia, Tecnología e Innovación. Escribanía, v. 14, n. 2, 2017. Available from: https://revistasum.umanizales.edu.co/ojs/index.php/escribania/article/view/1934. Accessed on: Nov. 4, 2022.

Downloads

Publicado

11-10-2023

Como Citar

Chaves, D. A. do L., & Alvarez, E. B. (2023). Divulgação científica frente ao fenômeno da pós-verdade e a crise de credibilidade da ciência no contexto das Humanidades Digitais. Transinformação, 35. Recuperado de https://periodicos.puc-campinas.edu.br/transinfo/article/view/7317

Edição

Seção

Data and Information in Online Environments