Tendências de Serviços para Biblioteca e as competências do profissional Bibliotecário

um olhar para o futuro

Autores

  • Edna Karina da Silva Lira Universidade Federal de Santa Catarina
  • Eliana Maria dos Santos Jacinto Universidade Federal de Santa Catarina

Palavras-chave:

Bibliotecas do futuro, Competências profissionais, Tendências de serviços de biblioteca

Resumo

Este estudo buscou discutir a perspectiva de serviços para as bibliotecas e indicar as competências dos profissionais para atuar diante desse cenário. Relativamente à natureza da pesquisa, caracteriza-se em pesquisa básica, que utiliza a abordagem exploratória e característica bibliográfica e documental. As buscas foram realizadas nas seguintes bases de dados: Web of Science, Scopus (Elsevier), SciELO. O total de documentos recuperados foram 2.030 e foram explorados por meio da leitura dos títulos, das palavras-chave e do resumo do documento. Dessa forma avaliou-se quais dos artigos respondiam à questão de pesquisa. Entre os documentos verificados, 55 documentos foram selecionados. Os resultados identificaram serviços na esfera tecnológica: a Inteligência Artificial (IA), a Internet das coisas, os Drones, as Assistentes Virtuais e Blockchain. Na esfera de sociedade, o Co-working. Na categoria Educação, o Badging, e, na categoria meio ambiente, a resiliência. Diante do que foi proposto, a percepção do profissional bibliotecário para estas mudanças torna-se fundamental enquanto atuantes e ofertadores desses serviços.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Edna Karina da Silva Lira, Universidade Federal de Santa Catarina

Centro de Educação, Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação

Eliana Maria dos Santos Jacinto, Universidade Federal de Santa Catarina

Centro de Educação, Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação

Referências

Ala-Mutka, K.; Punie, Y.; Redecker, C. Digital Competence for Lifelong Learning: Policy brief. Luxembourg: Oice for Oicial Publications of the European Communities, 2008. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/256460657_Digital_Competence_for_Lifelong_Learning_Policy_Brief. Acesso em: 7 ago. 2021.

American Library Association ALA. Library of the future. American Library Association. Michigan, 2023. Disponível em: https://www.ala.org/tools/future/trends. Acesso em: 10 set. 2023.

Anglada, L. M. Muchos cambios y algunas certezas para las bibliotecas de investigación, especializadas y centros de documentación. El profesional de la información, Madrid, v. 28, n. 1, p. 1-9, 2019. Disponível em: https://doi.org/10.3145/epi.2019.ene.13. Acesso em: 12 jul. 2022.

Ascoli, A.; Galindo, M. L. A quarta revolução e a necessária reinvenção da biblioteconomia. Encontros Bibli: Revista Eletrônica de Biblioteconomia e Ciência da Informação, v. 26, p. 1-21, 2021. Doi: 10.5007/1518-2924.2021.e75961. Acesso em: 26 set. 2023.

Aslam, M. Adapting to change in academic libraries. Library Hi Tech, v. 37, n. 2, p. 574-601, 2020. Disponível em: https://www.emeraldgrouppublishing.com/about/contact-us. Acesso em: 25 maio 2022.

Cherinet, Y. M. Blended skills and future roles of librarians. Library Hi Tech, v. 39, n. 1, p. 93-105, 2018. Disponível em: https://www.emeraldgrouppublishing.com/about/contact-us. Acesso em: 20 jun. 2022.

Conselho Federal de Biblioteconomia. 8 Tendências para Bibliotecas no Futuro, CFB, Brasília, DF, 2022. Disponível em: https://www.linkedin.com/feed/update/urn:li:activity:6904847986078093313/. Acesso em: 15 mar. 2022.

Cunha, M. B.; Cavalcanti, C. R. O. Dicionário de Biblioteconomia e Arquivologia. Brasília: Briquet de Lemos, 2008. Dorner, D.; Campbell-Meier, J.; Seto, I. Making sense of the future of libraries. International Federation of Library Associations and Institutions, v. 43, n. 4, p. 321-334, 2017. Disponível em: https://journals.sagepub.com/doi/abs/10.1177/0340035217727554. Acesso em: 2 jul. 2022.

Fang Tu, Y-F. et al. Differences between LIS and nonLIS undergraduates’ conceptions of smart libraries: a drawing analysis approach. The Electronic Library, v. 39, n. 6, p. 801-823, 2021. Disponível em: https://www.emerald.com/insight/content/doi/10.1108/EL-07-2021-0129/full/html. Acesso em: 10 jul. 2022.

Fernández, P. “Through the looking glass: envisioning new library technologies” streaming video services: future of information, future of libraries – Part 1. Library Hi Tech, n. 10, p. 16-18, 2019a Disponível em: https://www.emerald.com/insight/publication/issn/2398-5348. Acesso em: 29 maio. 2022.

Fernández, P. “Through the looking glass: envisioning new library technologies” streaming video services: future of information, future of libraries – Part 2. Library Hi Tech, n. 8, p. 17-19, 2019b. Disponível em: https://www.emerald.com/insight/publication/issn/2398-5348. Acesso em: 29 maio. 2022.

Ferraz, M. N. O papel social das bibliotecas públicas no século XXI e o caso da Superintendência de Bibliotecas Públicas de Minas Gerais. Perspectivas em Ciência da Informação, v. 19, número especial, p. 18-30, 2014. Disponível em: http://portaldeperiodicos.eci.ufmg.br/index.php/pci/article/view/2280. Acesso em: 6 abr. 2022.

Garoufallou, E.; Gaitanou, P. Big Data: Opportunities and Challenges in Libraries, a Systematic Literature Review. College & Research Libraries, v. 82, n. 3, 2021. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/351641327_Big_Data_Opportunities_and_Challenges_in_Libraries_a_Systematic_Literature_Review. Acesso em: 13 jul. 2022.

Gasparini, A.; Kautonen, H. Understanding Artificial Intelligence in Research Libraries: An Extensive Literature Review. Liber Quarterly, v. 32, p. 1-36, 2022. Disponível em: https://libereurope.eu/liber-quarterly-journal/. Acesso em: 14 jul. 2022.

Gasque, K. C. G. D. Competência em informação: conceitos, características e desafios. AtoZ: Novas Práticas em Informação e Conhecimento, v. 2, n. 1, p. 5-9, 2013. Doi: http://dx.doi.org/10.5380/atoz.v2i1.41315

Gomes, C. A.; Araujo, N. C. Descrição arquivística: a construção de um sistema de banco de dados para recuperação da informação. Archeion Online, v. 3, n. 1, p. 45-64, 2015. Disponível em: http://hdl.handle.net/20.500.11959/brapci/14809. Acesso em: 3 out. 2023.

Hamilton, J.; Stapleton, B.; Plaisance, H. C. More than just a walk through: Connect library users to resources with new 360 tools. College&Undergraduate Libraries, v. 27, p. 176-196, 2021. Doi: https://doi.org/10.1080/10691316.2021.1924911.

Hapel, R. Library Education – Bracing for the Future? BIBLIOTHEK – Forschung und Praxis, Alemanha, v. 44, n. 1, p. 66–71, 2020. Disponível em: https://www.degruyter.com/journal/key/bfup/html. Acesso em: 04 jul. 2022.

Hoy, M. B. Alexa, Siri, Cortana, and More: An Introduction to Voice Assistants. Medical Reference Services Quarterly, v. 37, n. 1, p. 81-88, 2018. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/322456429. Acesso em: 12 jun. 2022.

Huber, A. et al. Becoming immersed: Using Virtual Reality technologies in academic libraries to expand outreach and enhance course curricula. College&Undergraduate Libraries, v. 27, p. 245-264, 2021. Disponível em: https://www.tandfonline.com/doi/full/10.1080/10691316.2021.1902892. Acesso em 19 jul. 2022.

Hussain, A. Industrial revolution 4.0: implication to libraries and librarians. Library Hi Tech, v. 1, p. 1-5, 2020. Disponível em: https://www.emeraldgrouppublishing.com/about/contact-us. Acesso em: 10 jun. 2022.

Jacobsen, P. S.; Miletto, E. M.; Loureiro, C. B. Pesquisa científica na pós-graduação: elementos da competência informacional em formato de objeto de aprendizagem. Perspectivas em Ciência da Informação, v. 27, n. 1, 2022. Disponível em: http://hdl.handle.net/20.500.11959/brapci/203842. Acesso em: 26 set. 2023.

João, B. N.; Souza, C. L.; Serralvo, F. A. Revisão sistemática de cidades inteligentes e internet das coisas como tópico de pesquisa. Cadernos EBAPE.BR, v. 17, n. 4, p. 1115–1130, 2019. Disponível em: https://www.scielo.br/j/cebape/a/mBqjGxPSbRKPsXcS99z8LrD/?format=html&stop=next&lang=pt. Acesso em: 12 mar. 2023.

Kubat, G. The mobile future of university libraries and an analysis of the Turkish case. Information and Learning Science, v. 118, n. 3/4, p. 120-140, 2017. Disponível em: https://www.emerald.com/insight/publication/issn/2398-5348. Acesso em: 1 jul. 2022.

Lee, P. C. Technological innovation in libraries. Library Hi Tech, v. 39, n. 2, p. 574-601, 2021. Disponível em: https://www.emeraldgrouppublishing.com/about/contact-us. Acesso em: 20 jun. 2022.

Liang, X. Internet of Things and its applications in libraries: a literature review. Library Hi Tech, v. 38, n. 1, p. 67-77, 2018. Disponível em: https://www.emeraldgrouppublishing.com/about/contact-us. Acesso em: 20 jun. 2022.

Liang, X.; Chen, Y. Libraries in Internet of Things (IoT) era. Library Hi Tech, v. 38, n. 1, p. 79-93, 2020. Disponível em: https://www.emeraldgrouppublishing.com/about/contact-us. Acesso em: 12 jun. 2022.

Lima, A. K. A. Tendências para a biblioteconomia: reflexões sobre o futuro da biblioteca universitária brasileira. 2020. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) — Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2020.

Loh, C. E. et al. Developing future-ready school libraries through design thinking: a case study. International Federation of Library Associations and Institutions, v. 47, n. 4, p. 505-519, 2021. Disponível em: sagepub.com/journals-permissions. Acesso em: 8 jul. 2022.

Martins, W. A palavra escrita: história do livro, da imprensa e da biblioteca. 3. ed. São Paulo: Ática, 2002.

Orelo, E. R. M. A dimensão Estética (sensível) da Competência Informacional. 2013. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) — Universidade Federal de Santa Catarina, 2013.

Oliveira, A. P. A dimensão técnica da Competência Informacional: estudo com Bibliotecários de Referência das Bibliotecas Universitárias da Grande Florianópolis, SC. 2014. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) — Universidade Federal de Santa Catarina, 2014.

Ottonicar, S. L. C.; Valentim, M. L. P. A competência em informação no contexto do trabalho: uma revisão sistemática da literatura voltada para industria 4.0. Encontros Bibli: Revista Eletrônica de Biblioteconomia Ciência da Informação, v. 24, n. 56, pp.01–21, 2019. Disponível em: https://doi.org/10.5007/1518-2924.2019.e65145. Acesso em: 20 set. 2023.

Oyelude, A. A. AI and libraries: trends and projections. Library Hi Tech News, v. 38, n. 10, p. 1-4, 2021. Disponível em: https://www.emeraldgrouppublishing.com/about/contact-us. Acesso em: 20 jun. 2022.

Perrenoud, P. Construir competências desde a escola. Porto Alegre: Artmed, 1999. Disponível em: https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/5090801/mod_resource/content/1/PERRENOUD_Construir%20as%20compete%CC%82ncias%20desde%20a%20escola.pdf. Acesso em: 1 ago. 2021.

Quispe-Farfán, G. A. Bibliotecas Públicas: contexto, tendencias y modelos Public Libraries: context, trends and models. e-Ciencias de la Información, v. 10, n. 2, 2020. Disponível em: http://dx.doi.org/10.15517/eci.v10i2.39695. Acesso em: 8 jul. 2022.

Rodrigues, A. M.; Prudêncio, R. B. C. Automação: a inserção da biblioteca na tecnologia da informação. Biblionline, v. 5, n. 1/2, 2009. Disponível em: http://hdl.handle.net/20.500.11959/brapci/16516. Acesso em: 20 set. 2023.

Robinson, E.; Ruthven, I.; Mcmenemy, D. Delivering services in the new normal: recording the experiences of UK public library staff during the COVID-19 pandemic. Journal of Librarianship and Information Science, v. 55,

n. 3, p. 1-17, 2022. Disponível em: https://journals.sagepub.com/doi/full/10.1177/09610006221093371. Acesso em: 17 jul. 2022.

Rozsa, V. et al. O paradigma tecnológico da Internet das coisas e sua relação com a Ciência da Informação. Informação & Sociedade: Estudos, v. 27, n. 3, 2017. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/ies/article/view/36975. Acesso em: 26 set. 2023.

Saavedra-Alamillas, C. et al. Document delivering services: a strategy to support research in Mexican universities in the pandemic by COVID-19. Digital Library Perspectives, v. 36, n. 4, p. 337-349, 2020. Disponível em: https://www.emerald.com/insight/content/doi/10.1108/DLP-05-2020-0031/full/html. Acesso em: 16 jul. 2022.

Saloi, A. Drone in Libraries for Document Delivery: “Flying Documents.” Library Philosophy and Practice (e-journal), 4599, 2021. Disponível em: https://digitalcommons.unl.edu/libphilprac/4599. Acesso em: 23 mar. 2022.

Salort, S. G.; Bilhão, I. A.; Lopes, D. Q. Bibliotecários/as em tempos de cibercultura: reflexões sobre atuação profissional e práticas bibliotecárias. Perspectivas em Ciência da Informação, v. 24, n. 3, p. 73-95, 2019. Disponível em: https://brapci.inf.br/index.php/res/v/123149. Acesso em: 11 jul. 2022.

Sierra-Castañer, M.; Aller, C. F. Análisis del impacto del 5G en la sociedade. Madrid: Fundación Alternativas, 2021. Disponível em: https://www.fundacionalternativas.org/public/storage/publicaciones_archivos/e9c470dcd901d3fbe0a288f8e436b943.pdf. Acesso em: 1 ago. 2021.

Teixeira, C. M. S.; Marinho, R. R. A prática de ensino e a gestão de automação de unidades de informação. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação, v. 13, 2017. Disponível em: https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/958/946. Acesso em: 12 mar. 2023.

Thorpe, C. Engaging with our communities: future trends and opportunities for reference services. Journal of the Australian Library and Information Association, v. 66, n. 4, p. 406-415, 2017. Doi: https://doi.org/10.1080/24750158.2017.1359993.

Vitorino, E. V. Competência em informação: relatório de pesquisa realizada com os dirigentes de bibliotecas de Instituições de Educação Superior do Sul do Brasil. In: Alves, F. M. M; Corrêa, E. C. D.; Lucas, E. R. O. (org.). Competência em informação: políticas públicas, teoria e prática. Salvador: EDUFBA, 2016. p. 387-407.

Vitorino, E. V.; Piantola, D. Dimensões da Competência Informacional. Ciência da Informação, v. 40, p. 99-110, 2011.

Wilders, C. Predicting the Role of Library Bookshelves in 2025. The Journal of Academic Librarianship, v. 43, p. 384-391, 2017. Doi: http://dx.doi.org/10.1016/j.acalib.2017.06.019.

Yoon, J. W.; Andrews, J. E.; Ward, H. L. Perceptions on adopting artificial intelligence and related technologies in libraries: public and academic librarians in North America. Library Hi Tech, p. 1-23, 2021. Disponível em: https://www.emeraldgrouppublishing.com/about/contact-us. Acesso em: 20 jun. 2022.

Yu, K.; Huang, G. Exploring consumers’ intent to use smart libraries with technology acceptance model. The Electronic Library, v. 38, n. 3, p. 447-461, 2020. Disponível em: https://www.emerald.com/insight/content/doi/10.1108/EL-08-2019-0188/full/html. Acesso em: 9 jul. 2022.

Downloads

Publicado

18-10-2023

Como Citar

Lira, E. K. da S., & dos Santos Jacinto, E. M. (2023). Tendências de Serviços para Biblioteca e as competências do profissional Bibliotecário: um olhar para o futuro. Transinformação, 35. Recuperado de https://periodicos.puc-campinas.edu.br/transinfo/article/view/6953

Edição

Seção

Originais