O Paradoxo da Amizade na formação de bancas acadêmicas

Autores

Palavras-chave:

Bancas Acadêmicas, Paradoxo da Amizade, Defesas Orais, Colaboração Científica

Resumo

O Paradoxo da Amizade é um fenômeno que afirma que a maioria das pessoas tem menos amigos que os seus próprios amigos, e sua generalização tem sido proposta nas últimas três décadas por vários artigos científicos. Nosso estudo é focado no ambiente acadêmico, e busca
determinar se a impressão que indivíduos podem ter referente a convites para participar de defesas
orais é justificável. Isso envolveu o teste de duas hipóteses em relação aos membros de bancas
acadêmicas: “O Paradoxo do Convidado” (em termos da pessoa que é convidada); e o “O Paradoxo do Convidador” (em termos da pessoa que oferece o convite). Os paradoxos foram avaliadosprojetando redes de convites, tanto ponderadas quanto não ponderadas, que representam relacionamentos duais nos quais um convite se origina de um “convidador” e é oferecido a um “convidado”. Testamos, então, as hipóteses com o auxílio de dois conjuntos de dados reais de acesso livre de repositórios acadêmicos online: (1) americano (Catálogo Brasileiro da Capes); e (2) europeu (Depósito STAR Francês). Nossos resultados mostraram que somente o “O Paradoxo do Convidado” foi verdadeiro. Também exploramos possíveis relações entre a medição proposta dos paradoxos de convites e a métrica PageRank, a fim de avaliar a importância relativa dos membros nas redes de convites.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Bagrow, J. P.; Danforth, C. M.; Mitchell, L. Which friends are more popular than you? contact strength and the friendship paradox in social networks. In: International Conference on Advances in Social Networks Analysis and Mining, 2017. Proceedings […]. [S.l.]: Association for Computing Machinery, 2017. p. 103-108.

Benevenuto, F.; Laender, A.; Alves, B. The h-index paradox: your coauthors have a higher h-index than you do. Scientometrics, v. 106, n. 1, p. 469-474, 2015.

Black, R. The dissertation marathon. Contemporary Issues in Education Research, v. 5, n. 2, p. 97-104, 2012.

Bollen, J. et al. The happiness paradox: your friends are happier than you. EPJ Data Science, v. 6, n. 4, 2017.

Brause, R. S. Writing your doctoral dissertation: Invisible Rules for Success. [S.l.]: Routledge, 1999.

Brin, S.; Page, L. The anatomy of a large-scale hypertextual web search engine. Computer Networks and ISDN Systems, v. 30, n. 1, p. 107-117, 1998.

Eom, Y.; Jo, H. Generalized friendship paradox in complex networks: the case of scientific collaboration. Scientific Reports, v. 4, n. 1, p. 4603, 2014.

Feld, S. L. Why your friends have more friends than you do. American Journal of Sociology, v. 96, n. 6, p. 1464-1477, 1991.

Fotouhi, B.; Momeni, N.; Rabbat, M. G. Generalized friendship paradox: an analytical approach. In: Aiello, L.; McFarland, D. (ed.). Social Informatics. [S.l.]: Springer, 2015. p. 339-352. (Lecture Notes in Computer Science, v. 8852).

Jo, H-H.; Lee, E; Eom, Y-H. Copula-based analysis of the generalized friendship paradox in clustered networks. arXiv:2208.07009v3, 2022.

Katchanov, Y. L.; Markova, Y. V. The “space of physics journals”: topological structure and the journal impact factor. Scientometrics, v. 113, p. 313-333, 2017.

Kemoli, A. M.; Ogara, W. O. Phd thesis defense. East African Medical Journal, v. 93, n. 1, 2016.

Kong, X. et al. How does collaboration affect researchers’ positions in co-authorship networks? Journal of Informetrics, v. 13, n. 3, p. 887-900, 2019.

Lee, E. et al. Impact of perception models on friendship paradox and opinion formation. Physical Review E, v. 99, n. 5, p. 052302, 2019.

Li, F.; Xue, Q. Online oral defense system based on threshold proxy signature. In: Wu, Y. (ed.). Computing and Intelligent Systems. Berlin: Springer, 2011. p. 110-119. (Communications in Computer and Information Science, v. 234).

Massucci, F. A.; Docampo, D. Measuring the academic reputation through citation networks via pagerank. Journal of Informetrics, v. 13, n. 1, p. 185-201, 2019.

Medhat, A.; Iyer, S. The Friendship Paradox and Social Network Participation. arXiv:2211.05288v1, 2022.

Newman, M. E. J. Scientific collaboration networks. I. network construction and fundamental results. Physical Review E, v. 64, n. 1, p. 016131, 2001.

Pal, S. et al. A study on the friendship paradox: quantitative analysis and relationship with assortative mixing. Applied Network Science, v. 4, p. 71, 2019.

Roberts, C. M. The dissertation journey: a practical and comprehensive guide to planning, writing, and defending your dissertation. 2. ed. [S.l.]: Corwin Press, 2010.

Serafimov, D.; Mirchev, M.; Mishkovski, I. Friendship Paradox and hashtag embedding in the instagram social network. In: Gievska, S.; Madjarov, G. (ed.). ICT Innovations 2019: Big Data Processing and Mining. [S.l.]: Springer, 2019. (Communications in Computer and Information Science, v. 1110). Doi: https://doi.org/10.1007/978-3-030-33110-8_11.

Shen-Miller, S.; Shen-Miller, D. S. Working with your major professor and dissertation committee. In: Giordano, P. J.; Davis, S. F.; Licht, C. A. (ed.). Your graduate training in psychology: effective strategies for success. [S.l.]: Sage Publications, 2012.

Publicado

31-07-2023

Como Citar

Ploeger Mansueli, V. A., Fornaziero Segura Ramos, D., & Pascual Mena-Chalco, J. (2023). O Paradoxo da Amizade na formação de bancas acadêmicas. Transinformação, 35, 1–14. Recuperado de https://periodicos.puc-campinas.edu.br/transinfo/article/view/6717

Edição

Seção

Originais