GERENCIAMENTO DO CAPITAL HUMANO EM BIBLIOTECAS OU CENTROS DE INFORMAÇÃO: DESAFIO IMPOSTO PELA SOCIEDADE DO CONHECIMENTO

Autores

  • Angela Maria OLlVEIRA Universidade Federal do Paraná
  • Antonio Costa GOMES FILHO Universidade Federal do Paraná
  • Astrid HONESKO Universidade Federal do Paraná
  • Edmeire C. PEREIRA Universidade Federal do Paraná

Palavras-chave:

capital intelectual, capital humano, conhecimento tácito, learning organizations (conceito), gestão de pessoas, gerentes e lideres, sociedade do conhecimento, aquisição, referências

Resumo

Este artigo procura discutir aspectos relacionados ao capital humano atuante em bibliotecas ou centros de informação, analisando as habilidades gerais e especíjicas necessárias aos profissionais dos setores de Aquisição e Referência (início eflm do processo informacional). Propõe uma reflexão sobre o conceito de organizações do tipo "learning organizations ". Conclui que a grande mudança de paradigmas da atualidade está no modelo mental de seus gestores, dentro da ótica de líderes educadores. Eis um grande, senão, o maior de todos os desafios impostos pela sociedade do conhecimento.

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Publicado

25-11-2000

Como Citar

OLlVEIRA, A. M. ., Costa GOMES FILHO, A. ., HONESKO, A. ., & C. PEREIRA, E. . (2000). GERENCIAMENTO DO CAPITAL HUMANO EM BIBLIOTECAS OU CENTROS DE INFORMAÇÃO: DESAFIO IMPOSTO PELA SOCIEDADE DO CONHECIMENTO. Transinformação, 12(2), 1–10. Recuperado de https://periodicos.puc-campinas.edu.br/transinfo/article/view/6468

Edição

Seção

Debate