EDUCAÇÃO BRASILEIRA: ANÁLISE TEMÁTICA (1991-1994)

Autores

  • Maria Pia Giazzi NASSRI Universidade Mogi das Cruzes
  • Marisa Bueno Mendes GARGANTIN Pontifícia Universidade Católica de Campinas
  • Regina Coeli Bezerra de Meio NASSRI Universidade Mogi das Cruzes

Palavras-chave:

periódico científico, temas, educação superior brasileira

Resumo

Analisa a frequência de aparecimento dos temas e dos nomes das universidades brasileiras, oficiais e particulares, nos artigos da Revista Educação Brasileira, publicada pelo Conselho de Reitores, no período de 1991 a 1994. Constata que a análise permitiu uma visão geral dos problemas educacionais do país no período, que houve diferença significativa entre as categorias de temas, prevalecendo a Genérica e que a produção dos docentes das universidades estatais destacou-se significantemente. Conclui pela relevância da publicação enquanto identifica e analisa a problemática da educação superior brasileira.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BRASIL. Conselho de Reitores das Universidades Brasileiras. Estatuto do Conselho de Reitores das Universidades Brasileiras. Brasília, 1994.

BRASIL. Ministério de Educação e Desporto. Lei de Diretrizes eBases da Educação Nacional 9394 de 20 de dezembro de 1996.Brasília, 1996. Estatuto do Conselho de Reitores das Universidades Brasileiras. 1994.

BRSEZUlSKI, Iria.LDB interpretada: diversos olhares se entre cruzam. São Paulo: Cortez, 1997.

CASTRO, Maria Helena de. Produção científica dos docentes da escola Superior de Lavras - análise quantitativa. Dissertação de Mestrado. Campinas: PUC-Campinas, 1992.

DEMO, Pedro. Educação e qualidade. 3" ed. Campinas: Papirus, 1996.

DORNAS, Roberto. Diretrizes e Bases da Educação Nacional- Comentários e Anotações. Belo Horizonte: Modelo Editorial, 1997.

DURHAM, Eunice. Condicionantes da qualidade de pesquisa na universidade. Educação Brasileira, Brasília, v.16, n.33, p. 31-41, 1994.

HUBERMAN, AM. Como se realizam as mudanças em educação -subsídios para o estudo da inovação. São Paulo: Altrex, 1972.

MARTINS, Geraldo e GAL VÃO, Gerson. O Diretório dos grupos de pesquisa no Brasil: perspectivas de fomento e avaliação. Educação Brasileira, Brasília, v. 16,n.33,p.II-29, 1994.

MIRANDA, Marília Gouvea de. Novo paradigma de conhecimento e políticas educacionais na América Latina. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, v. 100,p. 37-48,1997.

STUMPF, Ida Regina Chitto. Revistas universitárias brasileiras: barreiras na sua produção. Transinformação Campinas, v. 9, n. I, p.34-48, 1997.

SODEK, Elbe Benetti et ai. Títulos de dissertações de mestrado: PUC-Campinas e UFMG (1990/1994) Transinformação, Campinas, v. 9, n. I, p. 80-92, 1997. Cadernos de Pesquisa - Fundação Carlos Chagas. São Paulo, v. 100,p.79-91, 1997.

WITTER, Geraldina Porto. Pesquisa bibliográfica, pesquisa documental e busca de informação. Estudos de Psicologia, Campinas, v. 5, n. I, p. 70-83, 1990a.

_______________. Pesquisa como processo de tomada de decisão: variáveis relevantes. Revista de Biblioteconomia de Brasília, v. 18, n. I, p. 41-58, 1990b.

TARAPANOFF, Kira. A educação superior dentro dos planos do governo. Educação e realidade - a modernidade o sujeito a educação. Porto Alegre, Atica, v. 17,n. 2, p. 92-107,1992.

TIRAMONTE, Guilhermina. O cenário político e educacional dos anos 90: a nova fragmentação.

Downloads

Publicado

25-05-2000

Como Citar

Giazzi NASSRI, M. P. ., Bueno Mendes GARGANTIN, M. ., & Coeli Bezerra de Meio NASSRI, R. . (2000). EDUCAÇÃO BRASILEIRA: ANÁLISE TEMÁTICA (1991-1994). Transinformação, 12(1), 1–9. Recuperado de https://periodicos.puc-campinas.edu.br/transinfo/article/view/6464

Edição

Seção

Artigos