DISSEMINAÇÃO DE INFORMAÇÃO PARA A CIDADANIA NO BRASIL: UMA ANÁLISE DA COBERTURA DAS MATÉRIAS SOBRE INDICADORES SOCIAIS NA MÍDIA IMPRESSA

Autores

  • Verónica Maria SAVIGNANO Pontifícia Universidade Católica de Campinas
  • Paulo de Martino JANNUZZI Pontifícia Universidade Católica de Campinas

Palavras-chave:

disseminação de informação, indicadores sociais, mídia impressa

Resumo

A agenda político-social do Brasil vem merecendo um acompanhamento crescente e sistemático por parte da mídia, segundo revelam a freqüência, profundidade e diversidade com que certas temáticas sociais são tratadas nas matérias apresentadas em jornais, rádios, televisão e portais da Internet. Este trabalho procura documentar parte desse processo, apresentando uma análise exploratória quantitativa e qualitativa da cobertura sobre Indicadores Sociais na mídia impressa. Foram coletadas 515 matérias de cinco jornais do estado de São Paulo, classificadas posteriormente segundo temática social e segundo critérios jornalísticos (categoria, existência de elementos gráficos etc). A análise do material revelou que a abordagem dos Indicadores Sociais na mídia é predominantemente informativa, mas a quantidade de matérias interpretativas não é pouco significativa. Também não é raro que figurem em editoriais e em páginas privilegiadas dos jornais. Os gráficos, fotos e tabelas são freqüentemente usados como complemento informativo às matérias sobre Indicadores. Pelo que se pôde apreender, parece apropriado afirmar que a imprensa brasileira vem cumprindo suas responsabilidades em um dos aspectos da formação da Cidadania: o de informar o cidadão, de forma mais rica e instrumental, acerca do panorama social de sua cidade e de seu país.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

AMARAL, L. Técnica de jornal e periódico. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1969. p.112-113.

BARTHES, R. A mensagem fotográfica. Cultura de Massa. Rio de Janeiro: Saga, 1969. p. 301-314.

CENTRO INTERAMERICANO PARA LA PRODUCIÓN DE MATERIAL EDUCATIVO Y CIENTIFICO PARA LA PRENSA. Organização dos Estados Americanos. Periodismo educativo y científico. Quito (Ecuador): Época, 1976. 205p.

EDMUND, A. Tipografia y diagramado para periódicos. In: COLLARO, A.C. Projeto gráfico: teoria e prática da diagramação. São Paulo: Summus, 1987. 107p.

ERBOLATO, M.L. Técnicas de codificação em jornalismo. São Paulo: Ática, 1991. p. 30-65.

JANNUZZI, P.M.; GRACIOSO, L. A produção e a disseminação da informação estatística pelas agências estaduais no Brasil. Revista São Paulo em Perspectiva, São Paulo, v.16, n.3, p.92-103, 2002.

JANNUZZI, P.M. Indicadores Sociais no Brasil: conceitos, fontes de dados e aplicações. Campinas: Alínea, 2001. 141p.

MAGALHÃES, M.V. Produção e difusão da notícia. São Paulo: Atlas, 1979. p.49.

MARQUES DE MELO, J. Estudos de jornalismo comparado. São Paulo: Pioneira, 1972. 260p.

SAVIGNANO,V. Análise comparada da cobertura de indicadores sociais na mídia brasileira. Monografia classificada no V Prêmio INICIACOM de trabalhos de Iniciação Científica em Comunicação Social, Salvador, 2002. (Relatório de Pesquisa). 12p.

Downloads

Publicado

25-11-2003

Como Citar

SAVIGNANO, V. M. ., & de Martino JANNUZZI, P. . (2003). DISSEMINAÇÃO DE INFORMAÇÃO PARA A CIDADANIA NO BRASIL: UMA ANÁLISE DA COBERTURA DAS MATÉRIAS SOBRE INDICADORES SOCIAIS NA MÍDIA IMPRESSA. Transinformação, 15(3), 1–10. Recuperado de https://periodicos.puc-campinas.edu.br/transinfo/article/view/6407

Edição

Seção

ARTIGOS ORIGINAIS