DO PATRIMÔNIO CULTURAL E SEUS SIGNIFICADOS
Palavras-chave:
patrimônio cultural, memória social, cidade, fonte de informaçãoResumo
Reflexões acerca do patrimônio cultural tendo em mente o conjunto de tudo o que encontramos na formação da cultura: conhecimento, crenças, arte, moral, direitos, costumes, capacidade e hábitos adquiridos pelo homem, transmitidos de geração a geração e a dimensão da força simbólica do seu significado, como representação da expressão cultural do fazer social. Propõe (re)definir o patrimônio cultural, como memória social e, por conseguinte, parte da história, na possibilidade de pensar esse patrimônio parte de um grande acervo informacional, isto é, como fonte de informação, inserido nos processos de ensino e de pesquisa, de forma a possibilitar a construção de um ser socialmente ativo. Este ser, ao unir passado e presente, (re)cria imagens da cidade – espaço por excelência da formação do patrimônio, do povo e da cultura, observando as condições históricas, sociais e comunicacionais, bem como as exigências contemporâneas, que levam em consideração a produção humana como bem cultural e, portanto, da maior significação. Este ensaio apresenta o patrimônio cultural desde a perspectiva dos usos sociais, das apropriações que a sociedade faz da sua memória, da sua história, para que haja reconhecimento e legitimação desse patrimônio que, conseqüentemente, será elemento a permear o processo educacional e formação da cidadania.
Downloads
Referências
BARTHES, R. A Aventura semiológica. Lisboa: Edições 70, 1987. p.189.
BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. 1988.
BRASIL. Decreto-lei nº 25/37, Organiza a proteção do patrimônio histórico e artístico nacional. [s.l.: s.n], 1937.
CANCLINI, N.G. O Patrimônio cultural e a construção imaginária do nacional. Revista do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, n. 23, p.95-96, 1994.
CERTEAU, M. A Invenção do cotidiano: artes de fazer. Petrópolis: Vozes, 1994. p.13.
CHARTIER, R. A História cultural: entre práticas e representações. Lisboa: Difel, 1990. p.16-19.
GEERTZ, C. A Interpretação das culturas. Rio de Janeiro: Zahar, 1978. p.15.
ORIÁ, R. Memória e ensino de história. In: ALMEIDA, A.M. (Org.). O Saber histórico na sala de aula. São Paulo: Contexto, 1997. p.131.
ROSSI, A. A Arquitetura da cidade. São Paulo: Martins Fontes, 1995. p.281.
SILVA, M.A. História: o prazer em ensino e pesquisa. São Paulo: Brasiliense, 1995. p.24.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Transinformação
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.