ATITUDES FACE ÀS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO
Palavras-chave:
tecnologia da informação, educação tecnológica, exclusão digital.Resumo
Na sociedade contemporânea a Tecnologia da Informação assume um papel decisivo em todas as áreas a que o ser humano está circunscrito. No campo educacional, a sociedade da informação deve dar apoio às técnicas de aprendizado, de educação continuada e à distância, fundamentada na Internet e em tecnologias de rede, mediante fomento a escolas, capacitação dos professores, auto-aprendizado e certificação em Tecnologia da Informação em larga escala; implantação de formas curriculares, visando ao uso da Tecnologia da Informação em atividades pedagógicas e educacionais, em todos os níveis da educação formal. Esta pesquisa teve como objetivo avaliar a atitude de alunos da Universidade Federal do Ceará em face do uso e operacionalização da Tecnologia da Informação. Aplicou-se uma escala de atitudes em relação à Tecnologia da Informação constituída de 20 itens, em 470 sujeitos selecionados entre os alunos dos cursos da UFC do segundo semestre letivo de 2002. A análise métrica da escala indicou que esta apresentou, na amostra, alto coeficiente de precisão, erro-padrão da medida aceitável, alta sensibilidade e validade de construto. Os resultados mostram que existe uma atitude favorável no que se refere à Tecnologia da Informação Não foram observadas diferenças significativas em relação às variáveis nas atitudes, no que concerne a sexo, idade, área do curso e semestre. As interações (sexo X área do curso), (sexo X idade X área do curso), (sexo X idade X semestre) e (idade X área do curso X semestre) apresentaram diferenças significativas. Concluiu-se que a pequena rejeição observada em relação à Tecnologia da Informação, é reflexo da utilização dos recursos computacionais e de seu crescimento constante nas atividades didático-pedagógicas da Universidade Federal do Ceará.
Downloads
Referências
D´AMBRÓSIO, U. Educação matemática: da teoria à prática. 3.ed. Campinas: Papirus, 1997.
LIGUORI, L.M. As novas tecnologias da informação e da comunicação no campo dos velhos problemas e desafios educacionais. In: LITWIN (Org.). Tecnologia educacional: política, histórias e propostas. Porto Alegre: Artes Médicas, 1997.
MARTINI, F.Z.; MARTI, C.; PRIETO, F.; PEIRÓ, J.M. Medida de las actitudes ante las nuevas tecnologias em contextos laborales: El cuestionário de actitudes ante las nuevas tecnologias (ANT/25). In: COMUNICATIONES del II Congresso Oficial de Psicologia (área 3) – Psicologia del trabalho y de las organizaciones (p.111-118). Madrid: Colégio Oficial de Psicólogos, 1990.
NASCIMENTO, R.B.; TROMPIERI FILHO, N. Correio eletrônico como recurso didático no ensino superior: o caso da Universidade Federal do Ceará. Ciência da Informação, Brasília, v.31, n.2, p.86-97, 2002.
NASCIMENTO, R.B. A Geometria via ambiente Logo. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, Brasília, v.81, n.197, p.89-108, 2000.
PALOFF, R.M.; PRATT, K. Construindo comunidades de aprendizagens no ciberespaço. Porto Alegre: Artmed, 2002.
PASTOR, C.A. Recursos tecnológicos como resposta à diversidade. In: SANCHO, J.M. (Org.). Para uma tecnologia educacional. Porto Alegre: Artmed, 2001.
TAKAHASHI, T. (Org.). Sociedade da Informação no Brasil: livro verde. Brasília: Ministério da Ciência e Tecnologia, 2000.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Transinformação
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.