Formação contínua de professores do ensino fundamental sob a ótica do desenvolvimento da information literacy, competência indispensável ao acesso à informação e geração do conhecimento

Autores

  • Regina Célia Baptista BELLUZZO Universidade do Sagrado Coração

Palavras-chave:

information literacy, formação de professores, ensino fundamental, gestão da informação e do conhecimento, proficiência em informática

Resumo

Área de pesquisa de interesse bastante recente e ainda inexplorada no Brasil, a information literacy, ou seja, a competência no uso da informática, é considerada necessária aos professores do ensino fundamental, posto que relaciona-se à construção de significados a partir da informação, à proficiência investigativa e ao aprendizado independente, assim como ao aprendizado ao longo da vida. Este artigo tem por objetivo contribuir à melhor compreensão dessa matéria, centrando-se na discussão dos aspectos histórico-conceituais pesquisados, necessários à sua teorização, e nas suas possíveis aplicações nas práticas que envolvem a formação contínua dos professores do ensino fundamental, estes, sendo tanto usuários da informação, como geradores de conhecimento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

AGUIAR, M.A.S. Gestão da educação e a formação do profissional da educação no Brasil. In: FERREIRA, N.S.; AGUIAR, M.A.S. (Org.). Gestão da

educação: impasses, perspectivas e compromissos. 2.ed. São Paulo: Cortez, 2001. p.193-210.

ASSMAN, H. Reencantar a educação: rumo à sociedade aprendente. 5.ed. Petrópolis: Vozes, 2001.

ASSOCIATION FOR COLLEGE AND RESEARCH LIBRARIES. Information literacy competency standards for higher education: standards, performance, indicators, and outcomes. ACRL Board, January. 2000. Available from: <http://literacyindicatorsala.htm>. Acess: 28 Jul. 2001.

ASSOCIATION FOR COLLEGE AND RESEAR LIBRARIES.ACRL best practices initiave characteristics of program of information literacy.

Available from: . Acess: 15 Dec. 2003.

AZEVEDO, J.B.C. O Projeto de Educação Continuada (PEC) na Universidade Estadual Paulista (UNESP): alguns indicadores avaliatórios. In: BICUDO, M.A.V.; SILVA JÚNIOR, C.A. Formação do educador e avaliação educacional. São Paulo: UNESP, 1999. v.2, p.249-263.

BAZZO, W.A. Ciência, tecnologia e sociedade. Available from: <http://www.campus.oel.org>. Acess: 10 set. 2001.

BELANGER, J. Teacher and research: roles and expectations. Available from: <http://ericae.net/ercdb/ED342751.htm>. Acess: 1 Nov. 2001.

BELLUZZO, R.C.B. A information literacy como competência necessária à fluência científica e tecnológica na sociedade da informação: uma questão de educação. In: SIMPÓSIO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO DA UNESP.7, Bauru, 2001.Anais... Bauru, UNESP, 2001. Disponível em: <http://www.simpep.feb.unesp.br/ana8.html>. Acesso em: 4 abr. 2002.

BOFF, L. Prefácio. In: ASSMAN, H. Reencantar a educação: rumo à sociedade aprendente. 5.ed. Petrópolis: Vozes, 2001. p.11-12.

BRINDLEY, G. Becoming a researcher: teacher-conducted research and professional growth. In: SADTONO, E. (Ed.). Issues in language teacher education. Available from: <http://ercae.net/ericdb/ED370362.htm> Acess: 10 Nov. 2001.

COOMBS, B. Crossing the borderline between theory & research and practice: becoming a teacher researcher. Active Learner, v.4, p.12-16, 1999.

DELORS, J. La educación encierra un tesoro. Madrid: UNESCO/Santillana, 1996.

DELORS, J. Educação: um tesouro a descobrir. 6.ed. São Paulo: Cortez, 2001.

DEMO, P. Educação e qualidade. Campinas: Papirus, 1998.

DUDZIAK, E.A. Competência em informação: a information literacy e o papel educacional das bibliotecas e do bibliotecário. Boletim Informativo do CRB-8, v.10, n.2, p.3-10, 2002.

FLEURY, M.T.L. Aprendizagem e gestão do conhecimento. In: DUTRA, J.S. (Org.). Gestão por competências. São Paulo: Gente, 2001. p.85-96.

FLEURY, A.; FLEURY, M.T.L. Estratégias empresariais e formação de competências. São Paulo: Atlas, 2000.

FUEYO, V.; KOORLAND, M. Teacher as researcher: a synonym for professionalism. Journal of Teacher Education, v.48, n.5, p.336-344, 1997.

GÓMEZ, A.P. O pensamento prático do professor: a formação do professor como profissional reflexivo. In: NOVOA, A., (Coord). Os professores e sua formação. Lisboa: D.Quizote, 1992. p.93-114.

KUENZER, A.Z. As políticas de formação: a constituição da identidade do professor sobrante. Educação & Sociedade, n.68, p.175, 1999.

LARANJEIRAS, M.I. et al. Referências para a formação de professores. In: BICUDO, M.A.V.; SILVA JÚNIOR, C.A. Formação do educador e avaliação educacional. São Paulo: UNESP, 1999. v.2, p.17-47.

LOERTSCHER, D. The organized investigator (Circular model). Available from: <http://ctap.fcoek.k12.ca.us/ctap/Info.Lit/infolit.html>. Acess: 20 Aug. 2001.

MESSINA, G. Investigación en o investigación acerca de la formación docente: un estado del arte en los noventa. Revista Iberoamericana de Educación, v.19, p.145-207, 1999.

MIRANDA, G.V. Reflexões sobre a avaliação externa do PEC. In: BICUDO, M.A.V.; SILVA JÚNIOR, C.A. (Org.). Formação do educador e avaliação educacional. São Paulo: UNESP, 1999. v.2, p.239-247.

PERRENOUD, P. Construir competências desde a escola. Porto Alegre: Artmed, 1999.

REIMER, K.; BRUCE, B. Building teacher-researcher collaboration: dilemmas and strategies. Available from: <http://ericae.net/ericdb/ED357331htm> Acess: 10 Nov. 2001.

RODRÍGUEZ, J.G.; BERNAL, E.C. Los profesores en contextos de investigación e innovación. Revista Iberoamericana de Educación, v.25, p.121-154, 2001.

SANTOS, A.R. Metodologia científica. Rio de Janeiro: DP&A, 1999.

SÃO PAULO. Secretaria de Educação. PEC: formação universitária: projeto básico do programa. São Paulo: UNESP, 2001.

SENGE, P. A quinta disciplina. São Paulo: Best Seller, 1990.

SEVERINO, A. J. Metodologia do trabalho científico. 21.ed. São Paulo: Cortez, 2000.

SOCIEDADE da informação no Brasil: livro verde. Brasília: MEC, 2000.

VILLARDI, R. Iniciação científica na formação do professor: trilhas em construção. In: CALAZAN, J. (Org.). Iniciação científica: construindo o pensamento crítico. São Paulo: Cortez, 1999. p.129-140.

ZEICHNIER, K. Concepções de prática reflexiva no ensino e na formação de professores. In: ZEICHNIER, K. A formação reflexiva de professores: idéias e práticas. Lisboa: Educa, 1993. p.29-52.

Downloads

Publicado

25-03-2004

Como Citar

Baptista BELLUZZO, R. C. . (2004). Formação contínua de professores do ensino fundamental sob a ótica do desenvolvimento da information literacy, competência indispensável ao acesso à informação e geração do conhecimento. Transinformação, 16(1), 1–16. Recuperado de https://periodicos.puc-campinas.edu.br/transinfo/article/view/6364

Edição

Seção

Artigos