Vantagens do uso de tecnologias para criação, armazenamento e disseminação do conhecimento em bibliotecas universitárias

Autores

  • Emeide Nóbrega DUARTE Universidade Federal da Paraíba
  • Alzira Karla Araújo da SILVA Universidade Federal da Paraíba
  • Edilene Galdino dos SANTOS Universidade Federal da Paraíba
  • Izabel França de LIMA Universidade Federal da Paraíba
  • Marcos Paulo Farias RODRIGUES Universidade Federal da Paraíba
  • Suzana Queiroga da COSTA Universidade Federal da Paraíba

Palavras-chave:

tecnologia, bibliotecas universitárias, gestão do conhecimento

Resumo

Com base em resultado de pesquisa que investigou, nas bibliotecas universitárias, entre outras questões, a dimensão tecnologia proposta pelo modelo de Organizações do Conhecimento apresentado por Angeloni, percebe-se que a tecnologia aplicada restringe-se ao uso das ferramentas Internet e Intranet para possibilitar a comunicação em redes. Identificou-se, portanto, o desconhecimento teórico das ferramentas data warehouse, groupware, workflow e gerenciamento eletrônico de documentos. Assim, busca-se destacar, no artigo, o papel da rede de computador - Internet, Intranet, Extranet, Data Warehouse, Groupware, Workflow e gerenciamento eletrônico de documentos - a fim de promover a aprendizagem, visando ao conhecimento conceitual de sua prática, rumo às organizações do conhecimento. Os bibliotecários, assim como outros profissionais da informação, atuam como gestores do conhecimento. Nesse sentido, devem adotar o uso da tecnologia da informação e suas ferramentas para facilitar o processo de criação, armazenamento e disseminação do conhecimento.

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Publicado

25-05-2006

Como Citar

Nóbrega DUARTE, E. ., Araújo da SILVA, A. K. ., Galdino dos SANTOS, E. ., França de LIMA, I. ., Farias RODRIGUES, M. P. ., & Queiroga da COSTA, S. . (2006). Vantagens do uso de tecnologias para criação, armazenamento e disseminação do conhecimento em bibliotecas universitárias. Transinformação, 18(2), 1–12. Recuperado de https://periodicos.puc-campinas.edu.br/transinfo/article/view/6334

Edição

Seção

Artigos