PERSONALIZAÇÃO: UM SERVIÇO MEDIADOR EM AMBIENTES DE PESQUISA
Palavras-chave:
personalização, interação usuário-sistema, sistema de recomendação, ambientes de pesquisa, perfil de usuáriosResumo
A grande quantidade de informações no ambiente digital dificulta a sua organização e recuperação. Recursos de personalização podem direcionar e recomendar informações mais específicas para determinado tipo de usuário. Nesse contexto, é apresentado um conjunto de recursos de personalização que podem auxiliar o desenvolvedor/projetista de websites na escolha e na implantação de tais recursos, bem como auxiliar os usuários na busca e na aquisição de informação. Além disso, apresenta-se também como a personalização pode auxiliar no processo de comunicação e produção científica em ambiente digital, mostrando seu funcionamento, características e benefícios. Os recursos de personalização foram identificados por meio de análise em websites comerciais e acadêmicos. Na literatura científica, poucos trabalhos apresentam opções de recursos de personalização em base conceitual única.
Downloads
Referências
ALMEIDA JÚNIOR, O.F. Leitura, Mediação e apropriação da informação. In: SANTOS, J.P. (Org.). A leitura como prática pedagógica na formação do profissional da informação. Rio de Janeiro: Fund. Biblioteca Nacional, 2007. 168p., p.33-45.
ANSTOCK, K. Tailoring the user experience. 2002. Disponível em: <http://library.open.ac.uk/aboutus/myolib/presentations/tailoring_the_user_experience/ppframe.htm>. Acesso em: 20 mar. 2004.
AQUINO, M.S. et al. Adaptação de conteúdos pelo perfil do usuário para personalização de ambientes virtuais com X3D. SBC – Biblioteca Digital, 2005. Disponível em: <http://www.sbc.org.br/bibliotecadigital/download.php?paper=469>.
Acesso em: 5 dez. 2006.
BAX, M.P. et al. Sistema automático de disseminação seletiva. In: IFLA M&M, 2004, São Paulo. Anais... São Paulo: USP, 2004. Disponível em:
<http://www.fernando.parreiras.nom.br/publicacoes/dsi_ifla.pdf>. Acesso em: 1 jun. 2007.
CARDOSO, J.C; OLIVEIRA, J.B. Uma proposta de interface para bibliotecas digitais configuráveis ao perfil do usuário. Porto Alegre, 2000. [Plano de Estudo e Pesquisa]. Faculdade de Informática, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.
DUMONT, L.M. Leitura e cognição: possíveis entrelaçamentos. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, 7., 2006, Marília. Anais... Marília: UNESP, 2006. p.1-12.
GIACOMO, M. et al. My library: a personalization service for digital library enviroments. 2002. Disponível em: <http://library.open.ac.uk/aboutus/myolib/presentations/mylibrarylanl/ppframe.htm>. Acesso em: 20 mar. 2006.
LÉVY, P. As tecnologias da inteligência: o futuro do pensamento na era da informática. Rio de Janeiro: Ed. 34, 1993. 203p.
LOBO NETTO, M. Sistemas multi-agentes inteligentes e personalização da informação. Engenharia de Sistemas Eletrônicos – Escola Politécnica da USP, 2003. Disponível em: . Acesso em: 3 dez. 2006.
MOLINA, L.G.; VALENTIM, M.L.P. Gestão do conhecimento em ambiente web. In: ENCUENTRO ASOCIACIÓN DE EDUCADORES E INVESTIGADORES DE BIBLIOTECOLOGÍA, ARCHIVOLOGÍA, CIÊNCIAS DE LA INFORMACIÓN Y
DOCUMENTACIÓN DE IBEROAMÉRICA Y EL CARIBE. 7., 2006, Marília. Anais... Marília: UNESP, 2006.
MORIN, E. O método 3: o conhecimento do conhecimento. Porto Alegre: Sulina, 1999. 288p.
NAVES, S.F.; ALMEIDA JUNIOR, O.F. A mediação da informação: seus enfoques no desenvolvimento de coleções. In: JORNADA NACIONAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA, 2004, Cuiabá. Anais..., Cuiabá: UFMT, 2004. Disponível em: . Acesso em: 10 ago. 2007.
NEVES, D.A. Ciência da informação e cognição humana: uma abordagem do processamento da informação. Ciência da Informação, v.35, n.1, p.39-44, 2006.
RAMSDEN, A. Personalising library services at the open university. 2003. Disponível em: <http://www.cis.strath.ac.uk/research/seminars/0310_ramsden.html>. Acesso em: 19 mar. 2004.
RENDA, M.E.; STRACCIA, U. A personalized collaborative digital library environment: a model and a application. Information Processing & Management, 41, p.5-21, 2005.
RUAS, F.; MEIRA JUNIOR, W. E-personal: uma ferramenta para personalização de websites. 2000. Disponível em: <http://www.dcc.ufmg.br/pos/html/spg2000/anais/faruas/faruas.html>. Acesso em: 10 jan. 2005.
SOUTO, L.F. Disseminação seletiva de informações: discussão de modelos eletrônicos. Encontros Bibli: R. Eletr. Bibliotecon. Ci. Inf., n. esp., 1º sem. 2006.
TORRES JÚNIOR, R.D. Combining collaborative and contentbased filtering to recommend research papers. 2004. Dissertação (Mestrado em Ciência da Computação) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Instituto de Informática, Porto Alegre. Disponível em: <http://www.inf.ufrgs.br/gpesquisa/bdi/publicacoes/files/MastersDissetationRobertoTorres.pdf>. Acesso em: 05 nov. 2007.
TORRES, R. Personalização na Internet: como descobrir os hábitos de consumo de seus clientes, fidelizá-los e aumentar o lucro de seu negócio. São Paulo: Novatec, 2004.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Transinformação
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.