MAPEAMENTO SEMÂNTICO ATRAVÉS DA ANÁLISE DE OCORRÊNCIA DE DESCRITORES SOBRE GESTÃO DO CONHECIMENTO
Palavras-chave:
mapeamento semântico, gestão do conhecimentoResumo
Este artigo se apresenta como uma proposta metodológica para demarcação conceitual de assuntos, tendo como objeto o fenômeno da "Gestão do Conhecimento". Para isso, utiliza quatro estratégias distintas e complementares, a seguir: avaliação das práticas organizacionais no âmbito da gestão do conhecimento, através de uma pesquisa em 20 empresas, entre privadas e públicas; análise manual dos assuntos cobertos em amostra da literatura existente; análise dos fenômenos sociais com temáticas relacionadas à gestão do conhecimento, e análise automática da freqüência de descritores - sob a forma de sintagmas nominais - em teses e dissertações da área. Através destas estratégias, busca-se explorar o gradiente conceitual que vem se desenhando no campo.
Downloads
Referências
ALVARENGA NETO, R.C.D. Gestão da informação e do conhecimento nas organizações: análise de casos relatados em organizações públicas e privadas. 2002 Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) - Escola de Ciência da Informação,
Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2002.
ALVARENGA NETO, R.C.D. Gestão do conhecimento em organizações: proposta de mapeamento conceitual integrativo. 2005. Tese (Doutorado em Ciência da Informação) - Escola de Ciência da Informação, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2005.
BERGERON, P. Information resources management. ARIST, v.31, p.263-300, 1996.
BONTIS, N. et al. The knowledge toolbox: a review of the tools available to measure and manage intangible resources. European Management Journal, v.17, n.4, p.391-402, 1999.
CHOO, C.W. The knowing organization: how organizations use information for construct meaning, create knowledge and make decisions. New York: Oxford Press, 1998.
DAHLBERG, I. Teoria do conceito. Ciência da Informação. Brasília, v.6, n.1, p.17-28, 1977.
DAVENPORT, T.H. Ecologia da informação: por que só a tecnologia não basta para o sucesso na era da informação. São Paulo: Futura, 1998.
DAVENPORT, E.; CRONIN, B. Knowledge management: semantic drift or conceptual shift? Journal of Education for Library and Information Science, v.41 n.4, p.294-306, 2000.
FRAPPAOLO, C. Knowledge management. Oxford: John Wiley, 2002.
GORDON, M.D. It’s 10 A.M. Do you know where your documents are?: the nature and scope of information retrieval problem in business. Information processing & Management, v.33, n.1, p.107-121, 1997.
KIM, D.H. O elo entre a aprendizagem individual e a aprendizagem organizacional. In: A GESTÃO estratégica do capital intelectual. Rio de Janeiro: Qualitymark Ed., 1998.
MARCHAND, D.A.; DAVENPORT, T.H. Dominando a gestão da informação. Porto Alegre: Bookman, 2004.
McGEE, J.; PRUSAK, L. A informação e a organização voltada para o aprendizado. In: McGEE, J.; PRUSAK, L. Gerenciamento estratégico da informação. Rio de Janeiro: Campus, 1995.
MOURITSEN, J.; LARSEN, H.T.; BUKH, P.N.D. Intellectual capital and the capable firm: narrating, visualizing and numbering for managing knowledge. Accounting, Organizations and Society, v.26, p.735-762, 2001.
NEVIS, E.C.; DIBELLA, A.J.; GOULD, J.M. Como entender organizações como sistemas de aprendizagem. In: A GESTÃO estratégica do capital intelectual. Rio de Janeiro: Qualitymark Ed., 1998. Cap.9, p.183-213.
PFEFFER, J.; SUTTON, R.I. The knowing-doing gap. Boston: Harvard Business School Press, 2000.
SOUZA, R.R. Uma proposta de metodologia para escolha automática de descritores utilizando sintagmas nominais. 2005. Tese (Doutorado em Ciência da Informação) - Escola de Ciência de Informação, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2005.
SOUZA, R.R.; ALVARENGA NETO, R.C.D. A construção do conceito de gestão do conhecimento: práticas organizacionais, garantias literárias e o fenômeno social. In: KNOWLEDGE MANAGEMENT BRASIL, 2003, São Paulo. Anais... São Paulo, 2003. CD ROM.
STEWART, T.A. Capital intelectual. Rio de Janeiro: Campos,1998.
TEIXEIRA FILHO, J. Gerenciando conhecimento. Rio de Janeiro: Senac, 2000.
Von KROGH, G.; ICHIJO, K.; NONAKA, I. Facilitando a criação de conhecimento. Rio de Janeiro: Campus, 2001.
WILSON, T.D. The nonsense of ‘knowledge management’. Information Research, v.8, n.1, 2002. Disponível em: <http://informationr.net/ir/8-1/paper144.html>. Acesso em: 12 fev. 2006.
WITTGENSTEIN, L. Philosophical Investigations. 3.ed. Oxford: Basil Blackwell, 1967.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Transinformação
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.