Ordem e desordem nos labirintos da ficção: os bibliotecários e suas representações em alguns produtos culturais contemporâneos
Palavras-chave:
biblioteca, bibliotecário, imaginário, cinema, literaturaResumo
Este trabalho, primeiro resultado de uma pesquisa mais ampla, propõe uma indagação sobre alguns aspectos das representações sociais de bibliotecas e bibliotecários em produções literárias e cinematográficas. Surgida com finalidades catalográficas, aos poucos essa indagação revelou elementos que estabeleciam séries diversas, em que o gênero narrativo, tanto literário como cinematográfico, não resultava relevante em relação à representação da biblioteca e do bibliotecário. A presença desses elementos aparenta evidenciar algumas expectativas e utopias em relação ao conhecimento independentemente das narrativas serem ambientadas no passado, no presente ou no futuro, estimulando uma reflexão sobre algumas tradições medievais e barrocas relativas ao universo das bibliotecas e de seus protagonistas, os bibliotecários. Os materiais utilizados foram os filmes "A máquina do tempo", "Farnheit 451", "O dia depois de amanhã", "Star Wars - A Guerra dos clones", e os romances "Martin Éden", "O homem sem qualidades", "A máquina do tempo" e "A sombra do vento".
Downloads
Referências
BARROS, M.H.T.C. Disseminação da informação. Marília: [s.n.], 2003.
BARTHES, R. Como viver junto: simulações romanescas de alguns espaços cotidianos. São Paulo: Martins Fontes, 2003.
BORGES, M.A.G. O profissional da informação: somatório de formações, competências, e habilidades. In: BAPTISTA, Sofia Galvão; MUELLER, S.P.M. (Org.). Profissional da informação: o espaço de trabalho. Brasília: UnB, 2004.
BRADBURY, R.D. Fahrenheit 451. [S.l. : s.n.], 1953.
BURTON, R. Anatomie de la mélancolie. Paris: Gallimard, 2005.
COELHO, T. (Org.) Dicionário de política cultural: cultura e imaginário. São Paulo: Iluminuras/Fapesp, 1997.
DANTE ALIGHIERI. La divina commedia. [2005?]. Disponível em:
. Acesso em: 19 dez. 2007.
O DIA depois de amanhã [The day after tomorrow]. Direção de Roland Emmerich. Los Angeles: 20th Century Fox, 2004. 1 DVD (124 min.): son., color.
FAHRENHEIT 451 [Farenheit 451]. Direção de François Truffaut. Londres: Anglo Enterprises, 1966. 1 DVD (112 min.): son., color.
HUGO DE SÃO VITOR. Didascalicon. Petrópolis: Vozes, 2001.
LONDON, J. Martin Éden. 2004. Disponível em: <http://www.gutemberg.org/etext/1056>. Acesso em: 04 jan. 2008.
A MÁQUINA do tempo [The time machine]. Direção de: Simon Wells. Los Angeles: Warner Bros. Picture, 2002. 1 DVD (96 min.): son., color.
MARQUETIS, E.M. O profissional da Informação sob o ponto de vista do usuário. In: SOUTO, Leonardo Fernandes (Org.). O profissional da informação em tempo de mudanças. Campinas: Alínea, 2005.
MELOT, M. La sagesse du bibliothécaire. Paris: L’Oeil Neuf Éditions, 2004.
MUSIL, R. O homem sem qualidades. Rio de Janeiro : Nova Fronteira, 1999.
O NOME da rosa [Il nome della rosa]. Direção de Jean-Jacques Annaud. França/Alemanha/Itália Roma: Cristaldi Film, Neve Constantin Film/Films Ariane, 1986. 1 DVD (132 min.): son., color.
OLIVEIRA, M. (Org.). Ciência da informação e biblioteconomia: novos conteúdos e espaços de atuação. Belo Horizonte: UFMG, 2005.
ORTEGA Y GASSET, J. Missão do bibliotecário. Brasília: Briquet de Lemos, 2006.
STAR Trek. Produção: Gene Roddenberry. Londres: NBC, 1966. 79 episódios (50.min). Elenco: William Shatner; Leonard Nimoy, DeForest Kelley, Nichelle Nichols, James Doohan, George Takei, Walter Koenig. Apresentada no Brasil sob o título: Jornada nas estrelas.
STAR Wars: A guerra dos clones [Star Wars Episode II: Attack of the clones]. Direção de George Lucas. Londres: Lucas Filmes/JAC Productions, 2002. 1 DVD (142 min.): son., color.
VALENTIM, M.L. (Org.). Formação do profissional da informação. São Paulo: Polis, 2002.
WELLS, H.G. The time machine. 2004. Disponível em: <http://www.gutenberg.org/files/35/35.txt>. Acesso em: 04 jan. 2008.
ZAFÓN, C.R. L’ombra del vento. Milão: Mondolibri, 2004. Tradução de: La sombra del viento.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Transinformação
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.