A metodologia do marco lógico e a gestão da informação: um estudo de caso para Tunas-PR

Autores

  • Edmeire Cristina Pereira
  • Ronald Jesus da Conceição
  • Blas Enrique Caballero Nunez

Palavras-chave:

metodologia do marco lógico, gestão da informação, desenvolvimento sustentável, planejamento regional, políticas públicas

Resumo

Apresenta a Metodologia do Marco Lógico (MML) como uma ferramenta para análise de formulação e avaliação de políticas públicas, de programas e projetos de desenvolvimento sustentável, com vistas ao acesso a financiamentos de projetos por organismos internacionais. São caracterizados o histórico, as bases conceituais da Comissão Econômica para a América Latina e Caribe (CEPAL) e da Agência Sueca de Cooperação Internacional para o Desenvolvimento (ASDI), as etapas e a estrutura da MML, bem como suas vantagens e desvantagens. Evidencia que o papel da Gestão da Informação para a MML é muito importante, na medida em que pode colaborar com empreendedores e formuladores de políticas públicas de desenvolvimento sustentável, no tocante ao levantamento de fontes primárias e secundárias para a tomada de decisões; gestão da propriedade intelectual (como o registro de marcas e o depósito de patentes, por exemplo); transferência de tecnologia e colaboração na criação de sistemas de informações econômico-sociais e ambientais para o desenvolvimento sustentável, principalmente, de municípios de baixo IDH-M.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

AGÊNCIA SUECA DE COOPERAÇÃO INTERNACIONAL PARA O DESENVOLVIMENTO (ASDI). Enfoque del marco lógico: con un enfoque apreciativo. Suécia: ASDI, 2006.

AGÊNCIA SUECA DE COOPERAÇÃO INTERNACIONAL PARA O DESENVOLVIMENTO (ASDI). Um resumo da teoria por trás do método do marco lógico. Portugal: ASDI, 2003.

AMARAL FILHO, J. Desenvolvimento regional endógeno em um ambiente federalista. Planejamento e Políticas Públicas, n.14, p.36-40, 1996.

CABALLERO NUNEZ, B.E. et al. Sistema de informações econômicas, sociais e ambientais para o desenvolvimento sustentável do Município de Tunas do Paraná 2008. Curitiba: UFPR, 2007. 4p. Projeto de pesquisa aplicada em andamento e vinculado ao Projeto de Gomes, 2007.

CONCEIÇÃO, R.J. O método de marco lógico e o processo de planejamento do desenvolvimento. In: CONCEIÇÃO, R.J. Planejamento regional do desenvolvimento sustentável para a Associação de Municípios dos Campos Gerais (AMCG) no Estado do Paraná [2005/2015]: uma aplicação do método de marco lógico. Curitiba: UFPR, 2007. 28p. Projeto de pesquisa apresentado, à disciplina Monografia I do Curso de Ciências Econômicas da UFPR.

CONCEIÇÃO, R.J.; CABALLERO NUNEZ, B.E. Planejamento regional no Estado do Paraná: uma aplicação do método de objetivos e meios. In: ENCONTRO NACIONAL DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE ESTUDOS REGIONAIS E URBANOS, 4., 2006. Anais... Foz do Iguaçu, 2006.

FERREIRA, F.P.; SANTANA, R.M.C. Importância da reciclagem dos plásticos pela ótica do ensino à distância. In: JORNADAS DE JÓVENES INVESTIGADORES DE LA AUGM, 15., 2007. Anales… Asunción: s.n., 2007. 631p.

FRIEDMAN, T.L. O mundo é plano: uma breve história do século XXI. 2.ed. Rio de Janeiro: Objetiva, 2007. 557p.

GOMES, M.AB. et al. Chapas preparadas a partir de refil picado de madeira assistidos por um processo de incubação à distância em Tunas do Paraná. Curitiba: UFPR: SETI, 2007. 9p. Projeto de Extensão Universitária, vinculado ao Programa Universidade Sem Fronteiras – SETI-PR – Subprograma: Incubadora de Direitos Sociais – Edital n. 02/2007.

LIMA, A.M. O método do marco lógico: avaliação e definição de programas e projetos públicos. Porto Alegre: 2003.

LU, M. Planejamento regional – urbano e análise de sistemas: formalização de um modelo articulativo. São Paulo: FIPE/IPEA/BID, 1975.

ORTEGÓN, E.; PACHECO, J.F.; PRIETO, A. Metodologia del marco lógico para la planificación, el seguimiento y la evaluación de proyectos y programas. Santiago de Chile: CEPAL/ILPES, 2005. 124p. (Serie manuales; 42).

PENTEADO, P. Elaboração de programas e projetos. Disponível em: <http://www.ufba.br/~paulopen/logtex.html>. Acesso em: 8 jun. 2007.

PEREIRA, E.C. Metodologias para gestão da informação. Transinformação, v.15, n.3, p.303-318, 2003.

SACHS, I. Rumo à ecossocioeconomia: teoria e prática do desenvolvimento. São Paulo: Cortez, 2007. 472p.

SCATOLIN, F.D. Disciplina: Metodologia para formulação e avaliação de políticas públicas. In: UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Departamento de Contabilidade. Curso de Especialização em Formulação e Gestão de Políticas Públicas – Turma A Curitiba, UFPR/S.A/DECONT: Escola de Governo, 2006. Apontamentos de aulas. VEIGA, J.E. A emergência socioambiental. São Paulo: Ed. SENAC

São Paulo, 2007. 138p.

ZAPATA, M.E. Taller sobre marco lógico – Fortaleza, 20 al 22 de marzo de 2006. IFLA/LAC Notícias, n.48, p.13-14, 2006.

Downloads

Publicado

25-03-2009

Como Citar

Pereira, E. C. ., da Conceição, R. J. ., & Caballero Nunez, B. E. (2009). A metodologia do marco lógico e a gestão da informação: um estudo de caso para Tunas-PR. Transinformação, 21(1). Recuperado de https://periodicos.puc-campinas.edu.br/transinfo/article/view/6226

Edição

Seção

ARTIGOS