Sistema de gestão para biblioteca universitária (SGBU)

Autores

  • Cibele Vasconcelos Dziekaniak

Palavras-chave:

Biblioteconomia, biblioteca universitária, administração de biblioteca universitária, sistema de gestão, meio ambiente

Resumo

Baseando-se na importância da Biblioteca Universitária para o processo educacional, e tendo a sua excelência administrativa como um dos pressupostos para atender satisfatoriamente às necessidades dos usuários, a autora pretende fornecer subsídios que auxiliem na gestão de Bibliotecas Universitárias, por meio de uma proposta metodológica denominada Sistema de Gestão para Biblioteca Universitária (SGBU). Paralelamente ao desenvolvimento do SGBU, foram conduzidas as implementações em uma Biblioteca Universitária (estudo de caso) com o intuito de validar o modelo de Sistema de Gestão proposto, bem como testar a sua real aplicabilidade. No conjunto de benefícios gerados pelo estudo, está a contribuição para com os bibliotecários administradores, devido ao seu caráter didático, já que se trata de um Sistema de Gestão específico para Bibliotecas Universitárias, o que transpõe a mera aplicação de um sistema pronto, que não preencha a real necessidade de uma Biblioteca Universitária. Conclui-se, portanto, que um Sistema de Gestão para Biblioteca Universitária que compreenda questões institucionais, gerenciais, operacionais, organizacionais, humano-comportamentais e ambientais constitui-se em um efetivo instrumento de suporte à ação administrativa do profissional bibliotecário.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ALMEIDA, M.I.R. Manual de planejamento estratégico: desenvolvimento de um plano estratégico com a utilização de planilhas Excel. São Paulo: Atlas, 2001. 156p.

ARANTES, N. Sistemas de gestão empresarial: conceitos permanentes na administração de empresas válidas. 2.ed. São Paulo: Atlas, 1998. 439p.

ARAÚJO, L.C.G. Organização, sistemas e métodos e as modernas ferramentas de gestão organizacional: arquitetura organizacional, benchmarking, empowerment, gestão pela qualidade total, reengenharia. São Paulo: Atlas, 2001. 311p.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS - ABNT. NBR ISO 14001: sistemas de gestão ambiental: especificação e diretrizes para uso. Rio de Janeiro, out. 1996. 14p.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS - ABNT. NBR ISO 14004: sistemas de gestão ambiental: diretrizes gerais sobre princípios, sistemas e técnicas de apoio. Rio de Janeiro, out. 1996. 32p.

BARBALHO, C.R.S.; BERAQUET, V.S.M. Planejamento estratégico para unidades de informação. São Paulo: Polis, 1995. 69p. (Coleção Palavra-Chave, 5).

CHIAVENATO, I. Administração nos novos tempos. Rio de Janeiro: Campus, 1999. 710p.

CONFERÊNCIA DAS NAÇÕES UNIDAS SOBRE MEIO AMBIENTE E DESENVOLVIMENTO, 1992, Rio de Janeiro. Agenda 21. 3.ed. Brasília: Senado Federal, 2001. 598p.

CÔRTE, A.R.; ALMEIDA, I.M. (Orgs.). Avaliação de softwares para bibliotecas. São Paulo: Polis/APB, 2000. 108p.

DAVENPORT, T.H. Missão crítica: obtendo vantagem competitiva com os sistemas de gestão empresarial. Porto Alegre: Bookman, 2002. 293p.

DELORS, J. et al. Educação: um tesouro a descobrir: relatório para a UNESCO da Comissão Internacional sobre Educação para o Século XXI. 2. ed. São Paulo: Cortez; Brasília: UNESCO, 1999. 288p.

DIEKANIAK, G.V. Análise do software Bibliotech sob a ótica da Biblioteconomia. 2003. 263f. Dissertação (mestrado em engenharia de produção) – Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2003.

FUNDAÇÃO PARA O PRÊMIO NACIONAL DA QUALIDADE – FPNQ (Ed.). Critérios de excelência: o estado da arte da gestão para a excelência do desempenho. São Paulo: FPNQ, 2002.

JORNADA SUL-RIO-GRANDENSE DE BIBLIOTECONOMIA E DOCUMENTAÇÃO, 15., 2001, Porto Alegre. Meio ambiente: a dimensão da informação – impresso. Porto Alegre: Associação Riograndense de Bibliotecários, 2001. 1 folder.

LEFF, E. As universidades e a formação ambiental na América Latina. Cadernos de Desenvolvimento e Meio Ambiente, Curitiba, n.2, p.11-20, 1995.

OLIVEIRA, D.P.R. Planejamento estratégico: conceitos, metodologias e práticas. 17. ed. rev. ampl. São Paulo: Atlas, 2002. 337 p.

PASSOS, E. O futuro da biblioteca jurídica. Disponível em: <http://www.gidjrj.com.br/artigo2.htm>. Acesso em: 14 jul. 2005.

STONER, J.A.F.; FREEMAN, R.E. Administração. 5.ed. Rio de Janeiro: LTC, 1999. 533p.

VALADARES, M.C.B. Planejamento estratégico empresarial: foco em clientes e pessoas: técnicas para a sua elaboração passo a passo. Rio de Janeiro: Qualitymark, 2002. 118p.

Downloads

Publicado

25-03-2009

Como Citar

Vasconcelos Dziekaniak, C. (2009). Sistema de gestão para biblioteca universitária (SGBU). Transinformação, 21(1). Recuperado de https://periodicos.puc-campinas.edu.br/transinfo/article/view/6220

Edição

Seção

ARTIGOS