A abordagem do ensino com pesquisa

Uma alternativa pedagógica para o ensino de biblioteconomia e ciência da informação

Autores

  • Mara Eliane Fonseca RODRIGUES Universidade Federal Fluminense, Departamento de Ciência da Informação.

Palavras-chave:

Ensino, Ensino de biblioteconomia e ciência da informação, Paradigma emergente, Pesquisa

Resumo

Pesquisa que se apoia nos fundamentos do paradigma emergente para repensar as práticas pedagógicas adotadas pelos professores das áreas de Biblioteconomia e Ciência da Informação. Procura articular as concepções peda-gógicas subjacentes à formação de professores com a concepção da pesquisa como princípio metodológico no ensino. Verifica, por meio de entrevistas, como o professor-pesquisador que atua nessas áreas desenvolve sua prática pedagógica a fim de estabelecer até que ponto os processos de pesquisa têm sido incorporados às práticas pedagógicas desses professores. Objetiva gerar bases para uma nova didática no ensino das áreas de Biblioteconomia e Ciência da Informação, centrada no ensino com pesquisa. Por fim, tece algumas reflexões resultantes dos depoimentos colhidos.

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Publicado

25-05-2010

Como Citar

Fonseca RODRIGUES, M. E. (2010). A abordagem do ensino com pesquisa: Uma alternativa pedagógica para o ensino de biblioteconomia e ciência da informação. Transinformação, 22(2). Recuperado de https://periodicos.puc-campinas.edu.br/transinfo/article/view/6198

Edição

Seção

ARTIGOS