Projeto colaborativo em ambientes digitais de atividades de aprendizagem e avaliação para aquisição de competências em informação e documentação

Autores

  • Maria Del Carmen AGUSTÍN-LACRUZ
  • Raquel GÓMEZ-DÍAZ
  • Mariângela Spotti Lopes FUJITA

Palavras-chave:

Aprendizagem baseada em competências, Espaço europeu de educação superior, Projeto de atividades de aprendizagem, Tecnologia de informação e comunicação

Resumo

A busca de projeção internacional e a necessidade de formar redes formais ou informais de cooperação acadêmica são algumas das características mais comuns da formação atual, oferecidas por várias universidades. Cientes dessa dificuldade, assim como da conveniência da criação de sinergias docentes e do enriquecimento das redes de colaboração acadêmica entre as universidades, é apresentada no contexto de ensino de Informação e Documentação, uma experiência de colaboração interuniversitária para o projeto conjunto de atividades de aprendizagem e avaliação por competências, desenvolvido por docentes das Universidades Públicas de Zaragoza e Salamanca (Espanha) e da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (São Paulo, Brasil). A experiência é desenvolvida por meio de modelos de registros que facilitem a estruturação de atividades de aprendizagem que visam à aquisição de competências comuns. Cada atividade proposta e desenvolvida é registrada em uma planilha que reúne a
informação, organizada em diversos campos como: descrição, competências, objetivos, resultados de aprendizagem previstos, ferramentas, recursos e materiais necessários, critérios de avaliação, entre outros aspectos, de maneira que o aluno possa ver o que deve fazer, como fazer e qual a utilidade. Essa forma de conceber as atividades de aprendizagem baseadas em competências é possível, em ambientes acadêmicos geograficamente tão distantes, pelo uso das Tecnologias de Informação e Comunicação, que permitem tanto a colaboração à distância entre os professores quanto o acesso aos materiais oferecidos nas plataformas de cada uma das universidades.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

AGENCIA NACIONAL DE AVALUACIÓN DE LA CALIDAD Y ACREDITACIÓN. Título de grado en información y documentación. Madrid: Agencia Nacional de Evaluación de

la Calidad y Acreditación, 2004. Disponible en: <http://www.aneca.es/media/150424/libroblanco_jun05_documentacion.pdf>. Acceso: 26 nov. 2010.

AGUSTÍN-LACRUZ, M.C. Diseño curricular y guías docentes ECTS: desde la diplomatura de biblioteconomía y documentación hasta el grado en información y

documentación. Zaragoza: Prensas de la Universidad de Zaragoza, 2008.

ALONSO, L.E.; FERNÁNDEZ RODRÍGUEZ, S.J.; NYSSEN, J. M. El debate sobre las competencias: una investigación cualitativa en torno a la educación superior y el mercado de trabajo en España. Madrid: Agencia Nacional de Evaluación de la Calidad

y Acreditación, 2009. Disponible en: <http://www.aneca.es/media/148145/publi_competencias_090303.pdf>. Acceso en:

nov. 2010.

ARGÜELLES, A.; GONCZI, A. Educación y capacitación basada en normas de competencias: una perspectiva internacional. México: Limusa, 2001.

EUROPEAN COUNCIL OF INFORMATION ASSOCIATIONS. Euroreferencial en Información y Documentación. Madrid: SEDIC, 2004. 2v.

GARCÍA OROZCO, F.J. Gestión de la información y el conocimiento: observatorio para la educación en ambientes virtuales. Guadalajara, Jalisco: Universidad de Guadalajara, 2010.

GÓMEZ-DÍAZ, R.; AGUSTÍN LACRUZ, M.C.; IZQUIERDO ALONSO, M. Innovación e investigación educativa en Información y documentación en la universidad española

entre 1998 y 2008. In: MANUEL BORGES, M.; SANZ CASADO, E. (Ed.). A ciência da informação criadora de conhecimiento. Coimbra: Universidade de Coimbra, 2009. v.2. p.339-350.

KAJBERG, L.; LØRRING, L. European curriculum reflections on library and information science education. Copenhage: The Royal School of Library and Information Science, 2005. Available from: <http://www.kf.vu.lt/site_files_doc/LIS_Bologna.pdf>. Cited: 3 Nov. 2010.

ORGANIZACIÓN PARA LA COOPERACIÓN Y EL DESARROLLO ECONÓMICOS. Habilidades y competencias del siglo XXI para los aprendices del nuevo milenio en los países de la OCDE. [s.l.]: OCDE, 2010. Disponible en: <http://recursostic.educacion.es/

blogs/europa/media/blogs/europa/informes/Habilidades_y _competencias_siglo21_OCDE.pdf>. Acceso: 28 nov. 2010.

POSADA ÁLVAREZ, R. Formación superior basada en competencias: interdisciplinariedad y trabajo autónomo del estudiante. Revista Iberoamericana de Educación, n. 34, p.6, 2005. Disponible en: <http://www.campus-oei.org/revista/

edu_sup22.htm>. Acceso: 23 nov. 2010.

SÁNCHEZ CASABÓN, A.I.; AGUSTÍN-LACRUZ, M.C. Grado de información y documentación: coordinación curricular, diseño y redacción de guías docentes. Zaragoza: Prensas de la Universidad de Zaragoza, 2009.

TEJADA ARTIGAS, C.M. Competencias profesionales y formación universitaria en información y documentación. Educación y Biblioteca, v.21, n.170, p.83-87, 2009.

Downloads

Publicado

25-05-2011

Como Citar

AGUSTÍN-LACRUZ, M. D. C. ., GÓMEZ-DÍAZ, R. ., & Spotti Lopes FUJITA, M. . (2011). Projeto colaborativo em ambientes digitais de atividades de aprendizagem e avaliação para aquisição de competências em informação e documentação. Transinformação, 23(2). Recuperado de https://periodicos.puc-campinas.edu.br/transinfo/article/view/6185

Edição

Seção

ARTIGOS