Ações de pesquisa e extensão no projeto laboratório de tecnologias intelectuais

Autores

  • Isa Maria FREIRE
  • Edvaldo Carvalho ALVES
  • Julio Afonso Sá de PINHO NETO
  • Marckson Ferreira de SOUSA

Palavras-chave:

Ciência da Informação, Competências em informação, Educação continuada, Regime de informação, Tecnologias intelectuais

Resumo

Este trabalho apresenta os primeiros resultados do Projeto Laboratório de Tecnologias Intelectuais, em desenvolvimento mediante parceria entre o Departamento de Ciência da Informação e o Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal da Paraíba. O Projeto visa promover ações para propiciar o acesso à informação e à formação de competências em informação, através da Internet, bem como a troca produtiva de conhecimentos e experiências entre pesquisadores, bolsistas e usuários. Propõe ações em nível de pesquisa (o projeto em si), ensino (educação a distância) e extensão (cursos e tutoriais), abordando as tecnologias intelectuais e suas aplicações em um ambiente de compartilhamento de conhecimentos. Este artigo relata resultados já alcançados desde o início do Projeto, em 2009, especialmente a experiência com a Oficina de Criatividade Científica, curso de extensão presencial com atividades on-line, que proporciona aos participantes a oportunidade de conhecer e trabalhar as abordagens e metodologias do campo da Ciência da Informação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

AMERICAN LIBRARY ASSOCIATION. Presidential Committee on Information Literacy. Chicago: ALA, 1989. (Final Report). Available from: <http://www.ala.org/acrl/nili/ilit1st.html>. Cited: 26 Aug. 2006.

BELLUZZO, R.C.B. A information literacy como competência necessária à fluência científica e tecnológica na sociedade da informação: uma questão de educação. In: SIMPÓSIO DE ENGENHARIA DA PRODUÇÃO DA UNESP, 7., 2001, São Paulo. Anais... São Paulo: Unesp, 2001. Disponível em: <http://www.simpep.feb.unesp.br/ana8.html>. Acesso em: 13 mar. 2002.

CAREGNATO, S.E. O desenvolvimento de habilidades informacionais: o papel das bibliotecas universitárias no contexto da informação digital em rede. Biblioteconomia & Comunicação, v.8, p.47-55, 2000.

DELAIA, C.R. Subsídios para uma política de gestão da informação na EMBRAPA Solos. 2008. Dissertação (Mestrado Ciência Informação) - Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2008.

DESROCHE, H. Entreprendre d’apprendre: d’une autobiographie raisonnée aux projets d’ue recherche-action. Paris: Ed. Ouvrières, 1990.

DOYLE, C. Information literacy in information society: a concept for the information age. New York: ERIC Clearinghouse on Information & Technology, 1994.

DUBOST, J. L’intervention psycho-sociologique. Paris: PUF, 1987.

DUDZIAK, E.A. Information literacy: princípios, filosofia e prática. Ciência da Informação, v.32, n.1, p.23-35, 2003.

DUDZIAK, E.A. Os faróis da sociedade de informação: uma análise crítica sobre a situação da competência informacional no Brasil. Informação & Sociedade, v.18, n.2, p.41-53, 2008.

DUDZIAK, E.A.; BELLUZZO, R.C.B. Educação, informação e tecnologia na sociedade contemporânea: diferenciais à inovação? Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação: Nova Série, v.4, n.2, p.44-51, 2008.

ESPÍRITO SANTO, C.C. “Quissamã somos nós”: pesquisa participante para construção de hipertexto sobre identidade cultural. 2003. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2003.

FARIA, M.G.G. A inclusão da Comunidade Santa Clara na sociedade da informação. 2011. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) - Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2011.

FREIRE, G.H.A. A construção de instrumento para comunicação de informação sobre saúde. 1998. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 1998.

FREIRE, G.H.A. Comunicação da informação em redes virtuais de aprendizagem. 2004. Tese (Doutorado em Ciência da Informação) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2004.

FREIRE, I.M. A responsabilidade social da Ciência da Informação e/ou O olhar da consciência possível sobre o campo científico. 2001. Tese (Doutorado em Ciência da Informação) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2001.

FREIRE, I.M. Acesso à informação e identidade cultural: entre o global e o local. Ciência da Informação, v.35, n.2, p.58-67, 2006.

FREIRE, I.M. Janelas da cultura local: abrindo oportunidades para inclusão digital. Rio de Janeiro: IBICT, 2009. (Relatório Final).

FREIRE, I.M. Projeto laboratório de tecnologias intelectuais - LTi. João Pessoa: UFPB, 2010. (Notas de trabalho).

FREIRE, I.M.; ALVES, E.C. Relatório do projeto oficina de criatividade científica. João Pessoa: UFPB, 2009.

FREIRE, I.M.; ALVES, E.C. Relatório do projeto oficina de criatividade científica. João Pessoa: UFPB, 2010.

GONZÁLEZ DE GÓMEZ, M.N. A globalização e os novos espaços da informação. Informare, v.3, n.1/2, p.72-97, 1997.

GONZÁLEZ DE GÓMEZ, M.N. O caráter seletivo das ações de informação. Informare, v.5, n.2, p.7-30, 1999a.

GONZÁLEZ DE GÓMEZ, M.N. Da política de informação ao papel da informação na política contemporânea. Revista Internacional de Estudos Políticos, v.1, n.1, p.57-93, 1999b.

GONZÁLEZ DE GÓMEZ, M.N. Novos cenários políticos para a informação. Ciência da Informação, v.31, n.1, p.27-40, 2002.

GONZÁLEZ DE GÓMEZ, M.N. Escopo e abrangência da ciência da informação e a pós-graduação na área: anotações para uma reflexão. Transinformação, v.15, n.1, p.31-43, 2003a.

GONZÁLEZ DE GÓMEZ, M.N. As relações entre ciência, Estado e sociedade: um domínio de visibilidade para as questões da informação. Ciência da Informação, v.32, n.1, p.60-76, 2003b.

GONZÁLEZ DE GÓMEZ, M.N. Novas fronteiras tecnológicas das ações de informação: questões e abordagens. Ciência da Informação, v.33, n.1, p.55-67, 2004.

HATSCHBACH, M.H.L. Information literacy: aspectos conceituais e iniciativas em ambiente digital para o estudante de nível superior. 2002. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2002.

KUHLTHAU, C. Inside the search process: information seeking from the user´s perspective. Journal of the American Society for Information Science, v.42, n.5, p.362-375, 1991.

LÉVY, P. As tecnologias da inteligência: o futuro do pensamento na era da informática. Rio de Janeiro: Editora 34, 1994.

LÉVY, P. A inteligência coletiva: por uma antropologia do ciberespaço. 3.ed. São Paulo: Loyola, 2000.

LÉVY, P. A conexão planetária. Rio de Janeiro: Editora 34, 2001.

LÜCK, H. Metodologia de projetos: uma ferramenta de planejamento e gestão. 2.ed. Petrópolis: Vozes, 2003.

NOVELLINO, M.S.F. A transferência da informação através dos seus contextos de produção e uso: linguagens de transferência da informação. 2000. Dissertação (Mestrado em Ciência Informação) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do

Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2000.

SARACEVIC, T. Ciência da Informação: origem, evolução e relações. Perspectivas em Ciência da Informação, v.1, n.1, p.41-62, 1996.

THIOLLENT, M. Pesquisa-ação nas organizações. São Paulo: Atlas, 1997.

THIOLLENT, M. Metodologia da pesquisa-ação. 10.ed. São Paulo: Cortez, 2000.

UNIVERSIDADE Federal do Paraná. Departamento de Ciência da Informação e Gestão da Informação. Gestão da informação. Curitiba: Universidade Federal do Paraná, 2002. Disponível em: . Acesso em: 4 out. 2004.

WERSIG, G.; NEVELING, U. The phenomena of interest to information science. The Information Scientist, v.9, n.4, p.127-140, 1975.

Downloads

Publicado

25-05-2011

Como Citar

FREIRE, I. M. ., Carvalho ALVES, E. ., Sá de PINHO NETO, J. A. ., & Ferreira de SOUSA, M. . (2011). Ações de pesquisa e extensão no projeto laboratório de tecnologias intelectuais. Transinformação, 23(2). Recuperado de https://periodicos.puc-campinas.edu.br/transinfo/article/view/6181

Edição

Seção

ARTIGOS