Ações de pesquisa e extensão no projeto laboratório de tecnologias intelectuais
Palavras-chave:
Ciência da Informação, Competências em informação, Educação continuada, Regime de informação, Tecnologias intelectuaisResumo
Este trabalho apresenta os primeiros resultados do Projeto Laboratório de Tecnologias Intelectuais, em desenvolvimento mediante parceria entre o Departamento de Ciência da Informação e o Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal da Paraíba. O Projeto visa promover ações para propiciar o acesso à informação e à formação de competências em informação, através da Internet, bem como a troca produtiva de conhecimentos e experiências entre pesquisadores, bolsistas e usuários. Propõe ações em nível de pesquisa (o projeto em si), ensino (educação a distância) e extensão (cursos e tutoriais), abordando as tecnologias intelectuais e suas aplicações em um ambiente de compartilhamento de conhecimentos. Este artigo relata resultados já alcançados desde o início do Projeto, em 2009, especialmente a experiência com a Oficina de Criatividade Científica, curso de extensão presencial com atividades on-line, que proporciona aos participantes a oportunidade de conhecer e trabalhar as abordagens e metodologias do campo da Ciência da Informação.
Downloads
Referências
AMERICAN LIBRARY ASSOCIATION. Presidential Committee on Information Literacy. Chicago: ALA, 1989. (Final Report). Available from: <http://www.ala.org/acrl/nili/ilit1st.html>. Cited: 26 Aug. 2006.
BELLUZZO, R.C.B. A information literacy como competência necessária à fluência científica e tecnológica na sociedade da informação: uma questão de educação. In: SIMPÓSIO DE ENGENHARIA DA PRODUÇÃO DA UNESP, 7., 2001, São Paulo. Anais... São Paulo: Unesp, 2001. Disponível em: <http://www.simpep.feb.unesp.br/ana8.html>. Acesso em: 13 mar. 2002.
CAREGNATO, S.E. O desenvolvimento de habilidades informacionais: o papel das bibliotecas universitárias no contexto da informação digital em rede. Biblioteconomia & Comunicação, v.8, p.47-55, 2000.
DELAIA, C.R. Subsídios para uma política de gestão da informação na EMBRAPA Solos. 2008. Dissertação (Mestrado Ciência Informação) - Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2008.
DESROCHE, H. Entreprendre d’apprendre: d’une autobiographie raisonnée aux projets d’ue recherche-action. Paris: Ed. Ouvrières, 1990.
DOYLE, C. Information literacy in information society: a concept for the information age. New York: ERIC Clearinghouse on Information & Technology, 1994.
DUBOST, J. L’intervention psycho-sociologique. Paris: PUF, 1987.
DUDZIAK, E.A. Information literacy: princípios, filosofia e prática. Ciência da Informação, v.32, n.1, p.23-35, 2003.
DUDZIAK, E.A. Os faróis da sociedade de informação: uma análise crítica sobre a situação da competência informacional no Brasil. Informação & Sociedade, v.18, n.2, p.41-53, 2008.
DUDZIAK, E.A.; BELLUZZO, R.C.B. Educação, informação e tecnologia na sociedade contemporânea: diferenciais à inovação? Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação: Nova Série, v.4, n.2, p.44-51, 2008.
ESPÍRITO SANTO, C.C. “Quissamã somos nós”: pesquisa participante para construção de hipertexto sobre identidade cultural. 2003. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2003.
FARIA, M.G.G. A inclusão da Comunidade Santa Clara na sociedade da informação. 2011. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) - Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2011.
FREIRE, G.H.A. A construção de instrumento para comunicação de informação sobre saúde. 1998. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 1998.
FREIRE, G.H.A. Comunicação da informação em redes virtuais de aprendizagem. 2004. Tese (Doutorado em Ciência da Informação) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2004.
FREIRE, I.M. A responsabilidade social da Ciência da Informação e/ou O olhar da consciência possível sobre o campo científico. 2001. Tese (Doutorado em Ciência da Informação) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2001.
FREIRE, I.M. Acesso à informação e identidade cultural: entre o global e o local. Ciência da Informação, v.35, n.2, p.58-67, 2006.
FREIRE, I.M. Janelas da cultura local: abrindo oportunidades para inclusão digital. Rio de Janeiro: IBICT, 2009. (Relatório Final).
FREIRE, I.M. Projeto laboratório de tecnologias intelectuais - LTi. João Pessoa: UFPB, 2010. (Notas de trabalho).
FREIRE, I.M.; ALVES, E.C. Relatório do projeto oficina de criatividade científica. João Pessoa: UFPB, 2009.
FREIRE, I.M.; ALVES, E.C. Relatório do projeto oficina de criatividade científica. João Pessoa: UFPB, 2010.
GONZÁLEZ DE GÓMEZ, M.N. A globalização e os novos espaços da informação. Informare, v.3, n.1/2, p.72-97, 1997.
GONZÁLEZ DE GÓMEZ, M.N. O caráter seletivo das ações de informação. Informare, v.5, n.2, p.7-30, 1999a.
GONZÁLEZ DE GÓMEZ, M.N. Da política de informação ao papel da informação na política contemporânea. Revista Internacional de Estudos Políticos, v.1, n.1, p.57-93, 1999b.
GONZÁLEZ DE GÓMEZ, M.N. Novos cenários políticos para a informação. Ciência da Informação, v.31, n.1, p.27-40, 2002.
GONZÁLEZ DE GÓMEZ, M.N. Escopo e abrangência da ciência da informação e a pós-graduação na área: anotações para uma reflexão. Transinformação, v.15, n.1, p.31-43, 2003a.
GONZÁLEZ DE GÓMEZ, M.N. As relações entre ciência, Estado e sociedade: um domínio de visibilidade para as questões da informação. Ciência da Informação, v.32, n.1, p.60-76, 2003b.
GONZÁLEZ DE GÓMEZ, M.N. Novas fronteiras tecnológicas das ações de informação: questões e abordagens. Ciência da Informação, v.33, n.1, p.55-67, 2004.
HATSCHBACH, M.H.L. Information literacy: aspectos conceituais e iniciativas em ambiente digital para o estudante de nível superior. 2002. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2002.
KUHLTHAU, C. Inside the search process: information seeking from the user´s perspective. Journal of the American Society for Information Science, v.42, n.5, p.362-375, 1991.
LÉVY, P. As tecnologias da inteligência: o futuro do pensamento na era da informática. Rio de Janeiro: Editora 34, 1994.
LÉVY, P. A inteligência coletiva: por uma antropologia do ciberespaço. 3.ed. São Paulo: Loyola, 2000.
LÉVY, P. A conexão planetária. Rio de Janeiro: Editora 34, 2001.
LÜCK, H. Metodologia de projetos: uma ferramenta de planejamento e gestão. 2.ed. Petrópolis: Vozes, 2003.
NOVELLINO, M.S.F. A transferência da informação através dos seus contextos de produção e uso: linguagens de transferência da informação. 2000. Dissertação (Mestrado em Ciência Informação) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do
Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2000.
SARACEVIC, T. Ciência da Informação: origem, evolução e relações. Perspectivas em Ciência da Informação, v.1, n.1, p.41-62, 1996.
THIOLLENT, M. Pesquisa-ação nas organizações. São Paulo: Atlas, 1997.
THIOLLENT, M. Metodologia da pesquisa-ação. 10.ed. São Paulo: Cortez, 2000.
UNIVERSIDADE Federal do Paraná. Departamento de Ciência da Informação e Gestão da Informação. Gestão da informação. Curitiba: Universidade Federal do Paraná, 2002. Disponível em: . Acesso em: 4 out. 2004.
WERSIG, G.; NEVELING, U. The phenomena of interest to information science. The Information Scientist, v.9, n.4, p.127-140, 1975.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Transinformação
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.