Mapeamento de competências: ferramenta para a comunicação e a divulgação científica

Autores

  • Adriana Aparecida Lemos TORRES
  • Fabrício ZIVIANI
  • Sandro Marcio da SILVA

Palavras-chave:

Comunicação social, Divulgação científica, Gestão do conhecimento, Mapeamento de competência

Resumo

Este artigo tem como objetivo analisar a viabilidade do modelo de mapeamento de competências a partir da implementação de um catálogo de especialistas ou guia de fontes para divulgação, compartilhamento de conhecimentos e ampliação da
visibilidade da universidade. A pesquisa quantitativa de natureza descritiva foi desenvolvida na Diretoria de Divulgação e Comunicação Social da Universidade Federal de Minas Gerais. Para coleta de dados, foram utilizados questionários distribuídos para 71 servidores e contratados, com retorno de 60 respondentes. Os resultados apontam que o mapeamento de competências poderá ser uma ferramenta de comunicação ao servir para consulta do setor de comunicação institucional, bem como de seus diversos públicos, como a comunidade acadêmica, a imprensa e a sociedade. Pode ainda ser considerado como instrumento de
divulgação científica, por facilitar o acesso aos pesquisadores, aqueles que constroem o conhecimento e, ao mesmo tempo, estão entre os responsáveis pela popularização da ciência. A partir da identificação e do apontamento dos seus especialistas e de suas competências, o mapeamento de competências permite também o compartilhamento do conhecimento, a disponibilização das experiências, o intercâmbio de saberes e a construção de redes de colaboração entre especialistas.

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Publicado

25-11-2012

Como Citar

Aparecida Lemos TORRES, A. ., ZIVIANI, F. ., & da SILVA, S. M. . (2012). Mapeamento de competências: ferramenta para a comunicação e a divulgação científica. Transinformação, 24(3). Recuperado de https://periodicos.puc-campinas.edu.br/transinfo/article/view/6163

Edição

Seção

ARTIGOS