Sistemas de recuperação da informação: uma discussão a partir de parâmetros enunciativos

Autores

  • Vera Maria Araujo Pigozzi de ARAUJO

Palavras-chave:

Aparelho formal da enunciação, Comunicação documentária, Sistemas de recuperação da informação, Teoria da enunciação

Resumo

A temática deste artigo são os Sistemas de Recuperação da Informação na interface com a teoria da enunciação. O objetivo é discutir a relação que se estabelece entre os sistemas de informação e os usuários. Com o propósito de identificar como se dá essa relação, examinam-se os modelos de comunicação documentária vistos em revisão de literatura, e identificam-se os parâmetros sob os quais são construídos. Por questionar a validade desses modelos, analisam-se as características dessa relação. Identifica-se, no aparelho formal da enunciação formulado por Benveniste, a possibilidade de se contemplarem as peculiaridades que a caracterizam, considerando os seguintes parâmetros: categorias de pessoa (eu-tu), espaço (aqui) e tempo (agora). Conclui com uma proposta alternativa aos modelos apresentados, considerando bibliotecários, usuários e sistemas como interlocutores, e sugerindo ser uma relação de interação e não de comunicação. Esta proposta é fundamentada nas noções de subjetividade, intersubjetividade, categorias de pessoa, de espaço e de tempo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ARAUJO, V.M.R.H. Sistemas de informação: nova abordagem teórico conceitual. Ciência da Informação, v.24, n.1, p.54-76, 1995.

BENVENISTE, E. Problemas de linguística geral I. 2.ed. Campinas: Pontes, 1988. p.277-293.

BENVENISTE, E. Problemas de linguística geral II. Campinas: Pontes, 1989.

BISCALCHIN, R.; BOCCATO, V.R.C. Estudo do uso de linguagem documentária em catálogos coletivos de bibliotecas universitárias: uma abordagem qualitativa-sociocognitiva pela perspectiva do usuário. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE BIBLIOTECONOMIA, DOCUMENTAÇÃO E CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, 24., 2011, Maceió. Anais eletrônicos... Maceió: CBBD, 2011. Disponível em: <http://febab.org.br/congressos/index.php/cbbd/xxiv/paper/view/39/508>. Acesso em: 23 mar. 2012.

CENDÓN, B.V. Sistemas e redes de informação. In: OLIVEIRA, M. (Coord.). Ciência da informação e biblioteconomia: novos conteúdos e espaços de atuação. Belo Horizonte: UFMG, 2005. p.45-75.

FLORES, V.N.; TEIXEIRA, M. Introdução à lingüística da enunciação. São Paulo: Contexto, 2005.

LARA, M.L.G. O processo de construção da informação documentária e o processo de conhecimento. Perspectivas em Ciência da Informação, v.7, n.2, p.127-139, 2002.

LIMA, V.M.A. Terminologia, comunicação e representação documentária. 1998. Dissertação (Mestrado em Ciências da Informação) - Escola de Comunicação e Artes, Universidade de São Paulo, São Paulo, 1998. Disponível em: <http://www.teses.usp.br/teses>. Acesso em: 20 mar. 2012.

ORTEGA, C.D.; LARA, M.L.G. A noção de estrutura e os registros de informação dos sistemas documentários. TransInformação, v.22, n.1, p.7-17, 2010. Disponível em: <http://revistas.puccampinas.edu.br/transinfo/viewissue.php?id=24#Artigos>.

Acesso em: 19 maio 2011.

SHANNON, C.E.; WEAVER, W. The mathematical theory of communication. Illinois: The University of Illinois, 1949.

SOUZA, R.R. Sistemas de recuperação de informações e mecanismos de busca na web: panorama atual e tendências. Perspectivas em Ciência da Informação, v.11, n.2, p.161-173, 2006.

Downloads

Publicado

25-05-2012

Como Citar

Araujo Pigozzi de ARAUJO, V. M. . (2012). Sistemas de recuperação da informação: uma discussão a partir de parâmetros enunciativos. Transinformação, 24(2). Recuperado de https://periodicos.puc-campinas.edu.br/transinfo/article/view/6158

Edição

Seção

ARTIGOS