A relevância dos metadados de representação da informação musical na perspectiva de usuários especialistas

Autores

  • Camila Monteiro de BARROS
  • Lígia Maria Arruda CAFÉ

Resumo

O objetivo desta pesquisa foi verificar quais metadados de representação da informação musical são relevantes para sua recuperação na perspectiva dos usuários especialistas em Música. Foi desenvolvido, com base em um levantamento bibliográfico, um conjunto abrangente de metadados de representação da informação musical que foi convertido no questionário para coleta de dados, realizada junto aos professores e alunos do Programa de Pós-Graduação em Música da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Os resultados apontaram que as informações mais relevantes para os usuários especialistas em Música são aquelas referentes à identificação e às responsabilidades de autoria. Os respondentes das áreas de pesquisa Composição e Práticas Interpretativas corroboraram esse resultado, enquanto aqueles das áreas de Musicologia /Etnomusicologia e Educação Musical conferiram relevância também aos metadados relativos ao contexto histórico de composição.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BALLESTÉ, A.O. Organização conceitual do domínio de instrumentos musicais com base na teoria do conceito. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM CIÊNCIA DA

INFORMAÇÃO, 12., 2011, Brasília. Anais... Brasília: Thesaurus, 2011. p.679-695.

CAESAR, R. Ressonância eletroacústica em um samba: qualidade analítica. In: FREIRE, V.B. Horizontes da pesquisa em música. Rio de Janeiro: 7Letras, 2010. p.139-154.

CAMBRIA, V. Música e alteridade. In: ARAÚJO, S.; PAZ, G.; CAMBRIS, V. (Org.). Música em debate: perspectivas interdisciplinares. Rio de Janeiro: Mauad, 2008. p.65-72.

CHAVES, C.L. Por uma pedagogia da composição musical. In: FREIRE, V.B. Horizontes da pesquisa em música. Rio de Janeiro: 7Letras, 2010. p.82-95.

CLARKE, E. Empirical methods in the study of performance. In: CLARKE, E.; COOK, N. (Ed.). Empirical musicology: aims, methods, prospects. New York: Oxford University Press, 2004. p.77-102.

COTTA, A.G. Música. In: CAMPELLO, B.S.; CALDEIRA, P.T.; MACEDO, V.A.A. (Org.). Formas e expressões do conhecimento: introdução às fontes de informação. Belo Horizonte: UFMG, 1998. p.35-52.

CRUZ, F.W. Comportamento informacional de usuários leigos em música. 2008. Tese (Doutorado) - Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Ciência da Informação, Universidade de Brasília, Brasília, 2008.

DOWNIE, J.S. Music information retrieval. In: CRONIN, B. Annual review of information science and technology. 37.ed. Medford: Information Today, 2003. p.295-340. Available from: <http://music-ir.org/downie_mir_arist37.pdf>. Cited: Apr. 21, 2010.

FREIRE, V.B. Música, pesquisa e subjetividade: aspectos gerais. In: FREIRE, V.B. Horizontes da pesquisa em música. Rio de Janeiro: 7Letras, 2010. p.9-59.

GROVE, G.; SADIE, S. (Ed.). Dicionário Grove de música: edição concisa. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1994.

JANOTTI JR., J. À procura da batida perfeita: a importância do gênero musical para a análise da música popular massiva. ECO-Pós, v.6, n.2, p.31-46, 2003. Disponível em: <http://www.pos.eco.ufrj.br/ojs-2.2.2/index.php?journal=revista&page=article&op=view&path[]=212&path[]=207>. Acesso em: 14 nov. 2011.

KIM, J.Y.; BELKIN, N.J. Categories of music description and search terms and phrases used by non-Music experts. In: INTERNATIONAL SOCIETY FOR MUSIC INFORMATION

RETRIEVAL CONFERENCE, 3., 2002, Paris. Eletronic proceedings...Paris: ISMIR, 2002. Available from: <http://ismir2002.ismir.net/proceedings/02-FP07-2.pdf>. Cited: Apr. 20, 2010.

KOBASHI, N.Y. Fundamentos semânticos e pragmáticos da construção de instrumentos de representação da informação. DataGramaZero: Revista de Ciência da Informação, v.8, n.6, 2007. Disponível em: <http://dgz.org.br>. Acesso em: 9 jun. 2009.

LAI, K.; CHAN, K. Do you know your music users’ needs? A library user survey that helps enhance a user-centered music collection. The Journal of Academic Librarianship, v.36, n.1, p.63-69, 2010.

LESAFFRE, M. et al. How potential users of music search and retrieval systems describe the semantic quality of music. Journal of the American Society for Information Science and Technology, v.59, n.5, p.695-707, 2008.

MARTINEZ-SILVEIRA, M.; ODDONE, N. Necessidades e comportamento informacional: conceituação e modelos. Ciência da Informação, v.36, n.1, p.118-127, 2007. Disponível

em: <http://revista.ibict.br/index.php/ciinf>. Acesso em: 3 nov. 2010.

MICHELS, U. Atlas de música. Madrid: Alianza, 1992.

MORAES, J.J. O que é música? São Paulo: Nova Cultural, 1986.

PEREIRA, J.C.R. Análise de dados qualitativos: estratégias metodológicas para as ciências da saúde, humanas e sociais. 3.ed. São Paulo: USP, 2004.

PIEDADE, A.T.C. Algumas questões da pesquisa em etnomusicologia. In: FREIRE, V.B. Horizontes da pesquisa em música. Rio de Janeiro: 7Letras, 2010. p.63-81.

SMIRAGLIA, R.P. Musical works as information retrieval entities: epistemological perspectives. In: INTERNATIONAL SOCIETY FOR MUSIC INFORMATION RETRIEVAL CONFERENCE, 2., 2001, Bloomington. Eletronics proceedings... Bloomington: ISMIR,

Available from: <http://ismir2001.ismir.net/pdf/smiraglia.pdf>. Cited: Nov. 10, 2011.

Downloads

Publicado

25-11-2013

Como Citar

Monteiro de BARROS, C. ., & Arruda CAFÉ, L. M. . (2013). A relevância dos metadados de representação da informação musical na perspectiva de usuários especialistas. Transinformação, 25(3). Recuperado de https://periodicos.puc-campinas.edu.br/transinfo/article/view/6144

Edição

Seção

ARTIGOS ORIGINAIS