Características de repositório educacional aberto para usuários de língua brasileira de sinais

Autores

  • Romario Antunes da SILVA
  • Rosângela Schwarz RODRIGUES

Palavras-chave:

Acesso livre, Língua brasileira de sinais, Repositório educacional, Surdo

Resumo

O objetivo desse artigo é identificar as características que um repositório educacional aberto deve apresentar para atender as
necessidade de informação dos alunos surdos e ouvintes do curso Letras Libras na modalidade a distância da Universidade
Federal de Santa Catarina. Os objetivos específicos foram: a) descrever o perfil dos alunos surdos e ouvintes; b) examinar o uso das tecnologias da informação por esses alunos; e c) identificar os documentos que um repositório deve apresentar para atender as
necessidades de informação desses alunos. A pesquisa é exploratória, descritiva e qualitativo-quantitativa, e a análise foi realizada com estatística descritiva e análise de conteúdo. Conclui-se que os alunos utilizam o e-mail, as listas de discussão, o Messenger, ferramentas para compartilhamento de vídeos e os sites para surdos. Os alunos consideram muito importantes os processadores
de texto, Messenger, Movie Maker, Media Player e planilhas para cálculo. Os alunos surdos consideram como documentos mais relevantes as videoaulas, dicionários e apostilas, e os alunos ouvintes, as videoaulas, os livros e as apostilas. O tipo de conteúdo
requisitado são notícias sobre surdos, língua brasileira de sinais, tradução, tecnologia, linguística, aprendizagem do português,
interpretação médico-jurídica e cultura surda. Os suportes requisitados para acesso à informação são os dicionários, vídeos, livros digitais e artigos. Os alunos preferem acessar as informações no repositório por meio de língua de sinais, legendas e em português.

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Publicado

25-03-2013

Como Citar

Antunes da SILVA, R., & Schwarz RODRIGUES, R. . (2013). Características de repositório educacional aberto para usuários de língua brasileira de sinais. Transinformação, 25(1). Recuperado de https://periodicos.puc-campinas.edu.br/transinfo/article/view/6123

Edição

Seção

COMUNICAÇÃO