Elementos da teoria da representação social em sistemas colaborativos de marcação
Palavras-chave:
Representação da informação, Estilos de compartilhamento, Sistemas de marcação social, Teoria das representações sociaisResumo
O artigo discute um recorte na temática de representação da informação explorando a Teoria das Representações Sociais e a abordagem da análise de domínio da Ciência da Informação. Teve como objetivo geral identificar mecanismos e dimensões constituintes da representação social em grupos de participantes de sistemas de colaborativos de marcação (ou sistemas de marcação social). Definiu-se o conhecimento científico como objeto/fenômeno de representação em tais sistemas; delimitou-se a tag/marcação como unidade de registro e de significado; e se considerou os usuários, o conjunto total de tags, e os itens marcados como unidade de contexto. A pesquisa empírica envolveu técnicas de estatística descritiva aplicada à corpora de tags disponíveis em datasets do CiteULike - um sistema de marcação social orientado para a comunidade científico-acadêmica. A análise dos dados em uma amostra de grupos derivada dos datasets permitiu verificar que o reúso das tags do próprio usuário se assemelha ao mecanismo da ancoragem; o reúso de tags por outros participantes do grupo revela indícios do mecanismo de objetivação. Especulou-se sobre as condições que afetam o esforço cognitivo na marcação de itens e em relação aos estilos de compartilhamento entre os elementos dos grupos. Estudos sobre sistemas de marcação dependem de um “ganho em escala” tanto de usuários como de itens marcados exigindo técnicas e procedimentos reelaborados entre a Ciência da Informação, a Estatística, a Teoria de Redes, a Linguística (e a Sociolinguística) e a Psicologia Social.
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