Social network analysis as a strategy for monitoring the dissemination of information between hospitals
Resumo
Este artigo explora a estrutura de ligações entre os hospitais integrantes de uma rede de inovação e aprendizagem em gestão hospitalar. Pressupõe que há limitações para fomentar a comunicação e a difusão de conhecimento entre as organizações prestadoras de serviços de saúde caso não estejam configuradas em redes sociais. Utiliza-se como método a Análise de Redes Sociais, compreendida como uma estratégia para monitorar a difusão de informações entre hospitais. As assertivas conceituais sobre a difusão do conhecimento enfatizam o papel dos fenômenos e dos processos de comunicação e de aprendizagem como a força motriz da propagação de uma inovação nos serviços de saúde. Os resultados revelam uma fragilidade da interação dos hospitais e da coesão deles na rede. Assim, políticas para promover o fluxo de dados e informações são necessárias, requerendo abertura dos componentes da Rede investigada para intercambiar seus processos inovativos. A interação desses hospitais em estruturas horizontalizadas e capilarizadas é uma qualidade ou propriedade ainda a ser adotada, incorporada, assimilada e desenvolvida pelos sujeitos, instituições e organizações de serviços de atenção à saúde.
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