Use of social network to support visually impaired people: A Facebook case study

Autores

  • Gustavo Miranda CARAN
  • Rose Marie SANTINI
  • Jorge Calmon de Almeida BIOLCHINI

Resumo

O uso das Tecnologias de Informação e Comunicação pode ser visto como um importante fator para a inclusão social em seus diferentes aspectos - econômicos, sociais, relacionais e informacionais, entre outros. A potencialidade de inclusão é ainda mais relevante para grupos de pessoas que enfrentam condições de vida limitadoras, determinando barreiras sociais. Este trabalho investigou o suporte social oferecido a Pessoas com Deficiência a partir do método de análise de redes sociais. O objetivo foi evidenciar a dinâmica do suporte online para pessoas com baixa visão, amigos e familiares, tomando como estudo de caso o grupo Low Vision do Facebook. A modelagem e a análise quantitativa da rede social foram realizadas a partir do levantamento dos dados sobre os usuários, publicações, comentários e curtidas. Os conteúdos foram classificados quanto ao tipo de suporte (Emocional ou Instrumental) e quanto à sua intenção (Oferecido ou Solicitado), representados em grafos enquanto indicadores para a análise. Os resultados apontaram para uma maior frequência de uso do suporte Instrumental e do Oferecido, porém, uma troca mais intensa e abrangente no suporte Emocional e no Solicitado. As limitações da coleta de dados indicam a necessidade de mais estudos empíricos sobre os usos sociais de redes sócio- -técnicas para diferentes tipos de suporte social. O tema aponta para uma agenda de pesquisa sobre o papel da Tecnologias de Informação e Comunicação como condição de possibilidade para inclusão, qualidade de vida e bem-estar da Pessoas com Deficiência.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

25-05-2016

Como Citar

Miranda CARAN, G. ., SANTINI, R. M. ., & Calmon de Almeida BIOLCHINI, J. . (2016). Use of social network to support visually impaired people: A Facebook case study. Transinformação, 28(2). Recuperado de https://periodicos.puc-campinas.edu.br/transinfo/article/view/6033

Edição

Seção

Originais