Users, information consumers, and information service agencies from the marketing perspective

Autores

  • Sueli Angélica do Amaral

Resumo

A perspectiva de marketing na prestação de serviços informativos envolve os prestadores dos serviços, os usuários da informação e o contexto do ambiente informacional, bem como valoriza a visão empresarial da prestação desses serviços para o desenvolvimento da sociedade, além de ampliar a visibilidade da abrangência e escopo de atuação da Ciência da Informação. O objetivo do artigo é discutir conceitos relacionados à perspectiva de marketing na gestão da prestação desses serviços, com ênfase no mercado e no negócio da informação. Busca analisar a discussão teórica, por meio de revisão bibliográfica sobre gestão dos serviços informativos, na perspectiva de marketing no contexto da Ciência da Informação, com ênfase nos estudos desenvolvidos por membros do Grupo de Pesquisa em Marketing da Informação e por autores nacionais e estrangeiros que cuidam da temática, incluindo estudos clássicos de marketing. O presente artigo discorre e comenta as ações decorrentes de tal perspectiva de gestão em unidades prestadoras de serviços informativos. Conclui que a discussão teórica sobre os conceitos relacionados à perspectiva de marketing contribui para ampliar o entendimento dos usuários como consumidores da informação, bem como para aprofundar o conhecimento sobre os princípios teóricos de marketing na prestação de serviços informativos.

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Publicado

25-03-2017

Como Citar

do Amaral, S. A. . (2017). Users, information consumers, and information service agencies from the marketing perspective. Transinformação, 29(1). Recuperado de https://periodicos.puc-campinas.edu.br/transinfo/article/view/5983

Edição

Seção

Originais