Percurso histórico-epistemológico dos estudos de citação no Brasil
Resumo
Este artigo apresenta a trajetória histórica e epistemológica dos estudos de citação no Brasil por meio dos artigos de periódicos
nacionais. Tem como justificativa a ausência de pesquisas que apontem o estado da arte dos estudos de citação no Brasil, bem
como a importância dos seus resultados para a compreensão da dinâmica dos contextos de produção e comunicação da ciência.
O objetivo da pesquisa é identificar e discutir os elementos que configuram a trajetória histórica e epistemológica dos estudos de
citação no Brasil presentes nos artigos indexados na Base de Dados Referencial de Artigos de Periódicos em Ciência da Informação, de 1972 a 2014. A pesquisa, de natureza descritiva, utilizou a técnica de análise de conteúdo para sistematização temporal e teórico-metodológica dos elementos constantes dos artigos publicados ao longo de quarenta anos. Discute as características e as configurações dos estudos de citação com base: (a) nos dois períodos: embrionário e emergente; e (b) nos enfoques teóricos: normativo, construtivista e sociocultural. Sinaliza o estágio do percurso histórico e epistemológico dos estudos de citação e lança perspectivas para os próximos trabalhos relacionados à temática.
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