Evaluation and decision making in a university library from performance indicators

Autores

  • Carla Purcina de Campos Pereira
  • Gregorio Varvakis

Resumo

A finalidade de utilizar indicadores de desempenho nas bibliotecas universitárias brasileiras é prover informações para a tomada de
decisão e promover qualidade no sistema educacional. Analisaram-se os indicadores de desempenho utilizados em 95 bibliotecas
universitárias, aferindo-se a relevância dos indicadores e seu uso no processo de tomada de decisão. Caracterizaram-se modelos de
avaliação de desempenho e analisaram-se os indicadores de desempenho para avaliação de bibliotecas universitárias com base na
norma ISO 11.620/2008 Information and documentation – Library performance indicators. Evidenciou-se que, embora os indicadores possuam relevância para a tomada de decisão, há discrepância entre a relevância e o uso. O conjunto de indicadores aplicados às bibliotecas universitárias abrange em geral os mesmos impetrados pela avaliação do Ministério da Educação. Uma adequada gestão dos indicadores de desempenho e sua aplicação no processo decisório promovem a qualidade dos produtos oferecidos e, por conseguinte, a qualidade da educação nas instituições de ensino superior.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

25-05-2018

Como Citar

Purcina de Campos Pereira, C. ., & Varvakis, G. . (2018). Evaluation and decision making in a university library from performance indicators. Transinformação, 30(2). Recuperado de https://periodicos.puc-campinas.edu.br/transinfo/article/view/5952

Edição

Seção

Originais